REGIÃO SUL

Igreja de Pelotas é tombada como patrimônio estadual

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus é conhecida como a Igreja do Porto, em Pelotas.

Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Pelotas, é popularmente conhecida como Igreja do Porto. Foto: Ascom/Sedac

A Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, conhecida como a Igreja do Porto, em Pelotas, foi considerada patrimônio cultural do Estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2).

A solenidade de tombamento do prédio, que ocorreu junto à programação da 92ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

O prédio de arquitetura barroca romana é o segundo a abrigar a igreja. Começou a ser construído em 1915 e foi inaugurado em 1921. A herança da cultura portuguesa está presente no interior dele, seja pelos afrescos e escariolas (acabamento que imita mármore polido aplicado em paredes ou pilares), seja pela imagem do Sagrado Coração de Jesus ou pelo conjunto da obra.

A torre tem 40 metros de altura e tem três sinos, que representam a Sagrada Família. Eles foram produzidos por uma fundição paulista com influências italianas e restaurados em 1959.

“Assim como a comunidade de Pelotas, o Rio Grande do Sul reconhece o grande valor patrimonial e simbólico desse templo religioso tão identificado com a paisagem da cidade e que agora é tombado também na instância estadual”, destacou a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

“Em parceria com os municípios, estamos avançando na proteção do patrimônio cultural que pertence a todos os gaúchos e gaúchas”, completou.

Foto: Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas