Notícia

HPS de Porto Alegre retoma coleta de doações de sangue

Reabertura contou com a presença do Guri de Uruguaiana para incentivar outros doadores a abraçarem a causa.

Porto Alegre, RS | 28.mar.2023 | O humorista Jair Kobe, o Guri de Uruguaiana, fez a primeira doação para marcar a reabertura da Unidade de Coleta e Triagem.
Foto: Cristine Rochol/PMPA

O HPS (Hospital de Pronto-Socorro) de Porto Alegre retomou, nesta terça-feira (28), a coleta de doações de sangue. A reabertura do banco contou com a presença do Guri de Uruguaiana para estimular outros doadores a adotarem a causa, que ajuda a salvar vidas.

“Fico muito faceiro de estar aqui hoje, pois todos nós sabemos a importância da doação de sangue”, diz o humorista Jair Kobe, lembrando que cada doador colabora diretamente com a vida de quatro pessoas. “O atendimento do HPS é importante não só para Porto Alegre, mas para todo o estado, então, venha conhecer as novas instalações e seja um doador”, convida.

O HPS possui atendimento especializado em traumatologia, onde a demanda por doações de sangue é sempre urgente. “Como hospital geral, atendemos todos os casos, mas a principal finalidade é o trauma, esse paciente não pode esperar”, afirma o médico hematologista Sérgio Felizardo Medina. “Muitas pessoas desconhecem o processo e têm medo, mas doar sangue é algo maravilhoso, uma maneira de ajudar o próximo”, incentiva.

O processamento do sangue seguirá sob responsabilidade do Hemocentro do Estado. Após a coleta, cada componente é rigorosamente testado. “A coleta de doações na região central da cidade é fundamental para facilitar o acesso das pessoas, estamos felizes com a reabertura do banco de sangue”, aponta a diretora-geral do HPS, Tatiana Breyer. “Apostamos que o carinho das pessoas com o HPS motive o aumento das doações”, diz a enfermeira. Aos sábados, eventualmente, o local abrirá para receber pessoas do interior do Estado que queiram doar.

Como fazer uma doação de sangue

Para fazer doação de sangue, as pessoas devem fazer agendamento prévio pelo telefone 51 99531-0585 (WhatsApp). O setor funcionará de segunda a sexta, das 8h às 12h, no segundo andar do hospital, no Largo Teodoro Herzl, s/nº – Bom Fim. Tem capacidade para atender de 16 a 20 pessoas por dia.

Confira as condições para doar:

  • Estar em boa condição de saúde.
  • Pesar mais de 50 quilos.
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 precisam de autorização de um responsável).
  • Ter dormido no mínimo seis horas nas últimas 24 horas.
  • Respeitar o intervalo mínimo entre doações (dois meses para homens e três meses para mulheres).
  • Não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.
  • Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
  • Apresentar documento oficial com foto.