HISTÓRICO

Com cara de abandono, Hospital Psiquiátrico São Pedro completa 139 anos

Hospital Psiquiátrico São Pedro foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, no período imperial do Brasil.

Foto: Foto: Ana Imperatore/SES

Quem passa pela Avenida Bento Gonçalves em Porto Alegre, no Bairro Partenon, e vê o Hospital Psiquiátrico São Pedro consegue observar a “cara de abandono” do local que completa 139 anos.

Inaugurado em 29 de junho de 1884, o Hospital Psiquiátrico São Pedro, chamado na época de Hospício São Pedro, foi a primeira instituição psiquiátrica de Porto Alegre e da Província de São Pedro, no período imperial do Brasil.

Criado nos moldes asilares e de higienização social, serviu de moradia para centenas de pessoas que não se enquadravam na normatividade da sociedade naquele momento.

De acordo com a SES (Secretaria Estadual da Saúde), ao longo dos anos, o São Pedro tornou-se uma casa de saúde e chegou a abrigar cerca de 5 mil moradores.

“Acompanhando a luta antimanicomial, que se iniciou décadas atrás, a instituição foi, aos poucos, mediando o retorno de pacientes aos lares, auxiliando na retomada de vínculos afetivos e encaminhando para residenciais terapêuticos aqueles que já não tinham relações com as famílias”, disse.

Em 2023, a SES ressalta que o hospital celebra a conclusão da desinstitucionalização. Os últimos pacientes que ainda residiam na ala de moradia foram encaminhamos, em março deste ano, para o Serviço Residencial Terapêutico Florescer, na Vila São Pedro.

“A reinserção dessas pessoas na cidade vai ao encontro da política de saúde mental do Estado, que busca devolver aos, agora, moradores da cidade o direito de viverem com cidadania em ambiente urbano – e não mais hospitalar”, afirmou a SES.

Mesmo parecendo abandonado, a SES afirma que o local continua como uma referência. “O Hospital Psiquiátrico São Pedro segue como referência de cuidado em saúde mental e um ponto de atenção da Rede Psicossocial (RAPS). Nele funcionam atendimentos ambulatoriais de referência, internação para casos agudos, reabilitação através dos dispositivos Oficina de Criatividade e Jardim Terapêutico, bem como atividades de ensino e pesquisa”, completou.

Exposição 

Em comemoração ao aniversário do São Pedro, a Oficina de Criatividade está promovendo a exposição “Desvios”, que apresenta a produção de alguns dos artistas contemporâneos da oficina com obras diversas (desenhos, pinturas, esculturas, bordados e escritos).

A curadoria é de Camila Casarotto, Débora Vieira e Oscar Isaias, com apoio curatorial de Raquel Wermann Foschiera, Tatiane Patrícia da Silva e Telma Alice Menchik Carvalho.

A abertura da exposição ocorre nesta sexta-feira (30), às 10 horas, na sede da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro (Av. Bento Gonçalves, 2460).

Visitação:

  • 30 de junho a 30 de agosto
  • Público interno do HPSP: segundas, quartas, quintas e sextas, das 11h às 16h
  • Público externo: sob agendamento ([email protected])