ENCHENTE

Guaíba supera cota de inundação e deixa Porto Alegre em alerta

Guaíba atinge 3,17 metros, maior nível desde enchente histórica de Porto Alegre em 1941.

Orla do Guaíba, Porto Alegre (Foto: Leonardo Severo/Agora RS)

O nível do Guaíba atingiu mais de 3 metros por volta do meio-dia desta quarta-feira (27) em Porto Alegre, de acordo com a Defesa Civil.

O órgão renovou o alerta para inundações em Porto Alegre, em vigor desde o dia 18, e monitora o risco de deslizamentos de encostas até a sexta-feira (29). As comportas do sistema de proteção contra enchentes foram fechadas pela prefeitura de Porto Alegre, na segunda (25).

Alguns trechos da Orla do Guaíba já foram invadidos pela água. Entre eles, áreas de lazer, passeio e espaços dedicados para a prática de exercícios físicos (confira no vídeo abaixo).

No Cais Mauá, a prefeitura precisou reforçar a contenção com sacos de areia. Na zona sul da capital, há diversos pontos afetados. A pior situação está na região das ilhas.

Para amenizar os efeitos da cheia, a prefeitura comunicou que ampliou as alternativas de acolhimento à população ribeirinha. A Fasc (Fundação de Assistência Social e Cidadania) registra (até as 14h40 desta quarta) 180 abrigados em quatro espaços provisórios, sendo duas estruturas novas.

Conforme a prefeitura, a Escola Estadual Alvarenga Peixoto, na Ilha dos Marinheiros, foi esvaziada em decorrência dos alagamentos. O ginásio do  Demhab (Departamento Municipal de Habitação) recebeu parte das pessoas que permaneciam na escola.

Outras famílias foram levadas ao Instituto Educacional Infantil ABCB São Francisco, no bairro Ponta Grossa. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, na Ilha da Pintada, e o Centro Social Padre Pedro Leonardi, na Restinga, permanecem abertos. O acesso aos abrigos deve ser solicitado pelo telefone 199.

A marca de hoje, 3,17 metros no Cais Mauá (perto do meio-dia, é a mais expressiva desde 1941, quando as águas chegaram a 4,75 metros no Centro Histórico. Há oito anos, quando houve a última grande enchente em Porto Alegre, o pico registrado na régua automática foi de 2,94 metros.