NOITE DE COPA

Nos pênaltis, Grêmio vence Bahia e avança na Copa do Brasil

Classificação veio nos pênaltis em uma partida que começou com uma hora de atraso devido ao mau tempo

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Foi uma noite afeita para os gremistas. Chuva forte, gramado quase que sem condições, decisão de copa. Ingredientes que poderiam afugentar torcedores morosos e jogadores sem compromisso. Mas, cá para nós, o gremista típico adora essas situações. A impressão na Arena é que as intempéries só motivaram ainda mais os 35 mil tricolores a conquistarem a classificação para as semifinais da Copa do Brasil.

E foi por pouco que o jogo de hoje não saiu. A própria prefeitura de Porto Alegre chegou a solicitar o cancelamento da partida dado o alerta para o ciclone que chega ao RS, já causando danos para a população gaúcha. A partida tinha início previsto para às 19h, mas na hora marcada chovia forte (segundo o Cemaden, choveu 67 milímetros nos bairros Navegantes e São João) e o gramado da Arena estava impraticável.

Uma reavaliação por parte da comissão de arbitragem foi marcada para às 19h30, que também foi inconclusiva. Vieram funcionários do Grêmio para, de forma comovente, tirarem o excesso de água do campo. Até que uma nova análise, perto das 20h, definiu que a partida seria jogada. Na arquibancada, o torcedor acompanhou cada um desses momentos como se fossem parte da decisão, e, no fim, comemorou como um gol que haveria o confronto.

O jogo

O gramado da Arena não estava perfeito, mas o jogo foi, digamos, possível. O árbitro Wilton Pereira Sampaio deu início à partida entre Grêmio e Bahia perto das 20h e, desde o início, o Tricolor gaúcho conseguia atacar o adversário com certa velocidade.

E o Grêmio poderia ter aberto o placar no primeiro tempo. Houve chances com bola no pé e pelo alto. Mas foi em um pênalti, aos 35, a melhor oportunidade. Bitello chutou uma bola da entrada da área e ela, após bater na perna do defensor, pegou no braço recolhido de Acevedo.

Pênalti mal marcado. Mas a equipe gaúcha não tinha nada com isso. Porém, Cristaldo bateu e Marcos Felipe defendeu.

Com a falta de efetividade do Grêmio, acabou sendo o Bahia o time a abrir o placar. Já nos acréscimos, Everaldo acertou um chutaço de fora da área e colocou os visitantes na frente, placar que classificaria a equipe baiana.

Segundo tempo

Renato colocou a equipe no ataque na etapa final. Aos 11, Ferreira entrou no lugar de Kannemann. O Grêmio empurrava o adversário para trás, mas o gol não saía. Suárez teve boa chance de cabeça aos 16.

Até que, aos 26, Ferreira fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Villasanti fazer o gol. A Arena vibrava, empurrando a equipe, que adquiria mais confiança.

Mas, como o empate não interessava também ao Bahia, o jogo ficou extremamente franco, com chances de lado a lado. A equipe baiana teve duas bolas na trave, aos 40 e aos 43. Aos 45, foi a vez de Suárez acertar o travessão. Tensão que se estenderia aos pênaltis pois o primeiro jogo também terminou empatado.

Pênaltis

Nas penalidades, Bruno Alves e Bitello erraram para o Grêmio e Cicinho, com defesa de Grando, e Acevedo, desperdiçaram para o Bahia. A decisão foi para as cobranças alternadas.

Logo na primeira cobrança, André converteu para o Grêmio, mas Gabriel Xavier parou em Grando, o nome da noite. Grêmio classificado.

Coletiva

Na entrevista após a partida, Renato destacou que não existe favoritismo neste tipo de confronto, e que o Bahia teve mais tempo para descansar.

Perguntado sobre Suárez, o treinador disse que o jogador é uma “incógnita”, devido às dores que sofre, e que, por isso, não se pode confirmar a presença dele nos próximos jogos do Tricolor. O que se sabe, através da imprensa uruguaia, é que o jogador decidiu, pelo menos por enquanto, seguir seu tratamento com o departamento médico do Grêmio.

Renato também destacou a necessidade de reforços, ele próprio destacou o fato de que clube perdeu 4 jogadores nos últimos 30 dias e que é possível repor. O treinador vem utilizando os jovens, mas teme “queimá-los”.

O treinador comentou também a possibilidade de repatriar Luan, confirmou que conversou com o atleta por telefone, mas que essa é uma decisão que cabe a direção.

Situação é próximos jogos

Agora o Grêmio enfrenta o Flamengo nas semifinais da Copa do Brasil, confronto ainda com datas a definir. Pelo Campeonato Brasileiro, o próximo jogo do Tricolor gaúcho é contra o Corinthians, mas a partida foi adiada, o que abre um período de 10 dias sem compromissos para os comandados de Renato Portaluppi.

Escalações

Grêmio

Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins) , Villasanti, Carballo (Nathan) e Reinaldo; Bitello e Cristaldo (Vina); Suárez (André) – Técnico: Renato Portaluppi

Bahia

Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Rezende, Acevedo e Cauly; Ademir (Yago Felipe), Kayky (Lucas Mugni) e Everaldo – Técnico: Renato Paiva

Cartões amarelos

Grêmio

Carballo, Gustavo Martins

Bahia

Everaldo, Acevedo, Ryan e Kanu

Arbitragem

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
Auxiliar: Bruno Raphael Pires
Auxiliar: Leone Carvalho Rocha
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira