NOITE DE SUÁREZ

No jogo das reviravoltas, Grêmio vence América-MG por 4 a 3 fora de casa pelo Brasileiro

Após a partida, Renato foi cobrado quanto à postura da defesa da equipe. "Somos um time muito ofensivo”. Mais uma vez, noite foi de Suárez

Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA

O Grêmio saiu atrás, virou, levou a virada, mas “revirou” a partida. Final: 4 a 3 contra o América-MG, no Independência, em Belo Horizonte, na noite deste sábado (28), pelo Campeonato Brasileiro. Apesar da característica anômala, a partida foi um espelho do Grêmio em 2023 – oscilações, falhas defensivas, mas, como sempre, a estrela de Suárez, que participou nos quatro gols. Ah! Mas há mais um dado positivo. Um acréscimo do banco, como Nathan Fernandes, 18 anos, em boa noite, mesmo com o déficit físico.

Mas vamos a Suárez.. A partida estava 1 a 0 para o Coelho. Logo aos 2 minutos, Rodriguinho trouxe para o meio e chutou de perna esquerda, vencendo Grando. Passaram-se alguns minutos, até que, aos 16, “El Pistolero” fez sua primeira aparição, sofrendo pênalti do goleiro Jori. Reinaldo cobrou e fez. Pouco tempo depois, Luisito encontrou Galdino, que virou o jogo. Festa temporária. Isso porque o outro Grêmio, aquele dos problemas coletivos, apareceu novamente. Aos 34, Juninho encontrou Mastriani completamente livre na área, ele empatou novamente. Intervalo em um jogo já movimentado.

No segundo tempo, uma repetição do primeiro. O América-MG marcou de novo, trazendo a segunda virada da partida. A equipe mineira recuperou uma bola com a defesa do Grêmio voltando, Benítez recebeu nas costas da zaga e cruzou rasteiro para o meio. Novamente, o fatídico Mastriani chutou para o gol. O exposto Grêmio atrás novamente no placar. Faltava a salvação de sempre para a vulnerabilidade Tricolor: Luis Suárez. Ele que agora tinha a parceira do outro personagem da noite – Nathan Fernandes. Aos 21, em uma entre tantas investidas gremistas para recobrar o resultado, o jovem obrigou Jori a uma bela defesa.

Mas quem resolveria seria mesmo Suárez. Aos 25, ele driblou o zagueiro na área, chutou de esquerda, parou no goleiro, mas, no rebote, fez o gol de número 550 de sua carreira. Grêmio no jogo. A equipe se animou. No minuto seguinte, quase Nathan Fernandes “revira” o jogo. Até que, aos 32, Cristaldo bateu rápido o escanteio, tabelou com – “ele” – Suárez e chutou até com pouco ângulo. O goleiro Jori não alcançou. Suárez seria substituído aos 40, não só com a vantagem no placar, mas também com a marca de ocupar a quarta colocação entre os artilheiros do mundo em atividade, atrás somente de Lewandowski, Messi e Cristiano Ronaldo.

Já o Grêmio, se deleita com as aparições do uruguaio. O Tricolor vai a 50 pontos e termina o sábado na quarta colocação. O próximo jogo da equipe gaúcha é na quarta-feira (1º), contra o Coritiba, às 20h, no Couto Pereira.

Coletiva

Em conversa com os repórteres após a partida, Renato foi cobrado quanto à postura da defesa da equipe. Em termos gerais, o treinador gremista reconheceu que “a gente precisa treinar mais” disse, mas ponderou que precisa de mais tempo. “Não tem como treinar muito, jogadores estão cansados, o melhor treino é alimentação e descanso”, argumentou tendo em vista a sequência de jogos e defendendo novamente a folga dos jogadores na Data FIFA.

Mas, em relação ao comportamento do time dentro de campo de modo mais específico, Renato elencou duas razões para esse problema da defesa excessivamente vazada. “Toda hora é uma equipe diferente, a dupla de zaga nunca se repete, e outra coisa é que é um time muito ofensivo”, analisou, dizendo que o excesso de gols sofridos é também consequência da postura de ir ataque da equipe – o Grêmio é o ataque mais positivo do Campeonato Brasileiro.