O Grêmio perdeu por 2 a 0 para o Botafogo, na Arena, na noite deste domingo (9), pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo era o confronto entre os dois primeiros colocados da competição nacional. Agora, com o resultado, o Fogão abre 10 pontos de vantagem na liderança.
A partida foi extremamente movimentada, digna das posições que as equipes ocupam na tabela. O Grêmio sempre tentou impor volume, com Suárez, mesmo descontado fisicamente, aparecendo para o jogo a todo momento.
Porém, quem quase saiu na frente foram os visitantes. Aos 24, Eduardo cobrou falta na área, Cuesta cabeceou para o meio, e Tiquinho Soares colocou nas redes. Mas, após o VAR verificar o lance, foi constatado impedimento do zagueiro argentino.
O jogo seguiu nesse ritmo até a chegada do intervalo. Faltava ao Tricolor ser mais assertivo e transformar a intensidade e disposição em lances efetivos.
Segundo tempo
Do início da etapa final até mais ou menos os 25 minutos, a partida ainda era do Grêmio. A melhor chance foi de Suárez, logo aos 4. Houve uma sobra na entrada da área e o uruguaio tentou por cobertura, mas a bola caprichosamente acertou o travessão do goleiro Lucas Perri.
Aos 16, Lucas Perri fez duas grandes defesas em chutes seguidos de Suárez e Reinaldo. Foi o último grande lance do Tricolor gaúcho antes de Renato substituir Carballo e Cristado por Ferreira e Cuiabano para tentar deixar o time mais ofensivo.
No entanto, o gol do Botafogo veio na sequência da substituição. Aos 29, Bruno Alves errou e Di Placido cruzou para Eduardo chutar para o gol. Além de sofrer o gol, o Grêmio começou a dar sinais de que perdia o controle do mei campo, o que impedia a criação de jogadas.
Para piorar, aos 34, Renato colocou Vina no lugar de Kannemann. A equipe não só não ficou mais ofensiva como veio a sofrer o segundo gol. Aos 42, foi a vez de Reinaldo errar um passe e dar o contra-ataque ao Fogão, que terminou com a conclusão de Carlos Alberto.
Coletiva
Apesar da derrota, Renato se disse feliz pela atuação da equipe e já projetou o duelo contra o Bahia na quarta-feira (12), pela Copa do Brasil. O treinador convocou o torcedor a, mais uma vez, lotar a Arena. Renato, porém, não comentou as substituições que alteraram o rendimento da equipe na partida.
Mas a coletiva foi marcada, pelas reclamações do técnico gremista à arbitragem. Renato fez reclamações quanto à atuação do VAR em lances da partida, a principal delas em relação a um lance em que Bitello é puxado pela camisa dentro da área adversária. O alvo de Renato foi o Presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme.
Situação e próximos jogos
O Grêmio termina o domingo na terceira colocação do Campeonato Brasileiro, com 26 pontos. O próximo jogo do Tricolor gaúcho na competição é contra o Corinthians, na Neo Química Arena.
Antes disso, o Grêmio tem decisão na Copa do Brasil. O time de Renato Portaluppi enfrenta o Bahia, na quarta-feira (12), pelo jogo da volta das quartas de final da competição. A partida será realizada na Arena, às 19h. Vitória simples dá a vaga ao Grêmio. empate leva aos pênaltis.
Escalações
Grêmio
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Vina); João Pedro, Villasanti, Carballo (Cuiabano) e Reinaldo; Bitello (Nathan), Cristaldo (Ferreira) e Luis Suárez (André Henrique) – Técnico: Renato Portaluppi
Botafogo
Lucas Perri; Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Hugo (Marçal); Tchê Tchê (Breno), Marlon Freitas e Eduardo (Danilo Barbosa); Júnior Santos (Matias Segovia), Luís Henrique e Tiquinho Soares (Carlos Alberto) – Técnico: Cláudio Caçapa
Cartões amarelos
Grêmio
Reinaldo, Cuiabano
Botafogo
Hugo, Tchê Tchê, P. Sampaio, T. Soares, Marçal
Arbitragem
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP)
Auxiliar: Marcelo Van Gasse (SP)
Auxiliar: Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (Fifa-SP)