O Grêmio venceu o primeiro Gre-Nal das semifinais do Campeonato Gaúcho por um placar elástico – 3 a 0. A partida foi realizada na tarde deste sábado (19), no Beira-Rio. Com o resultado, o Tricolor gaúcho abre vantagem quase que definitiva para o jogo da volta, na próxima quarta-feira (23), na Arena.
Na partida, o Grêmio mostrou ter aprendido com os erros do último clássico, quando deixou o meio-campo do Inter muito livre para rodar a bola. Dessa vez, Roger Machado optou por trio de meio mais consistente, com Villasanti, Bitello e Lucas Silva.
Além disso, nas pontas, o técnico gremista optou por Campaz na direita, que anulou Paulo Victor, e Elias na esquerda, substituindo Ferreira, ainda com desconforto.
Primeiro tempo
O jogo começou com mais posse do Inter e um Grêmio mais contido. Porém, o Colorado já não tinha a mesma facilidade do último clássico. Aos poucos, o Tricolor saía em velocidade e até mesmo trabalhava a bola no campo adversário com perigo.
O gol veio rápido, com colaboração da defesa do Inter. Aos 10, o Grêmio roubou uma bola e Kaique Rocha errou a rebatida. Elias dominou livre, avançou e finalizou para o gol cara a cara com Daniel. Tricolor na frente.
E vinha mais. Minutos depois, Cuesta espirrou mal uma bola e a bola sobrou para Bitello, que experimentou de longe. Daniel espalmou para dentro do gol.
No restante da etapa inicial, o Inter ainda tentaria infiltrar, mas ficaria na forte defesa gremista. Nenhuma grande chance foi criada. Brenno não foi exigido.
Segundo tempo
Medina voltou do intervalo com Wesley Moraes no lugar de Maurício. A ideia era levar o Inter mais à frente.
O jogo ficou mais agitado. Elias poderia ter matado o jogo em um contra-ataque já nos primeiros minutos da etapa final. Aos 16, foi a vez de Campaz exigir defesa de Daniel.
O Inter tentava um abafa, mas a situação piorou. Paulo Victor foi expulso e Medina foi obrigado a mexer. A partir daí, o Colorado despencou.
Minutos depois, em uma sessão pastelão na área do Inter, Daniel chegou atrasado e cometeu pênalti em Elias, um dos destaques da partida. Diego Souza bateu e fez o terceiro do Grêmio.
Na comemoração, Lucas Silva foi atingido por um celular vindo da arquibancada.
Depois do gol, sentindo a instabilidade do Inter, Roger não recuou. Fez trocas que mantiveram o Grêmio perigoso e querendo aumentar a goleada. Ainda houve tempo para Churín perder um gol feito.
A partida terminou sem nenhuma chance efetiva do Inter e com a torcida colorada extremamente insatisfeita no Beira-Rio. Do lado gremista, ao contrário, a atmosfera era de catarse e redenção.
Situação e próximo jogo
O resultado deixa o Grêmio muito perto da final do Campeonato Gaúcho. O Inter precisa pelo menos igualar a diferença tirada pelo Grêmio para levar a decisão aos pênaltis. O jogo da volta será jogado na próxima quarta-feira (23), na Arena, às 22h15.
Escalações
Inter
Daniel; Bustos, Kaique Rocha, Cuesta e Paulo Victor; Gabriel (Johnny) e Liziero; Edenilson (Bruno Méndez), Taison (Caio Vidal), Mauricio (Wesley Moraes); David – 4-2-3-1 – Técnico: Alexander Medina
Grêmio
Brenno; Rodrigues, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti, Lucas Silva (Gabriel Silva), Bitello (Thiago Santos); Campaz (Rildo), Elias (Janderson) e Diego Souza (Thiago Santos) – 4-1-4-1 – Técnico: Roger Machado
Arbitragem
Árbitro: Jean Pierre Lima
Auxiliar: Jorge Eduardo Bernardi
Auxiliar: André da Silva Bittencourt
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).