DE VIRADA

Em noite de Suárez, Grêmio bate o Botafogo no Rio

O Grêmio volta a atuar no próximo domingo (12) na Arena, quando receberá o Corinthians podendo assumir a liderança isolada.

Foto: Alexandre Durão / Grêmio

Em noite de Luiz Suárez, o Grêmio venceu o Botafogo de virada por 4 a 3 no Estádio de São Januário, em confronto direto pelo título do Campeonato Brasileiro 2023.

Na noite desta quinta-feira (9), os dois times realizaram um grande jogo, digno de Série A. com o apoio da torcida, Botafogo começou pressioanando a equipe gremista.

Aos 5 minutos de partida o time carioca abriu o placar. A bola foi cruzada alta pelo lado esquerdo na área, Diego Costa aproveitou que Reinaldo não cortou de cabeça para matar a bola no peito e bater por baixo do goleiro Gabriel Grando, abrindo o marcador, 1 a 0.

Sem ter ficado com a posse de bola até então no duelo, o Grêmio tratou de reagir e conseguiu o empate na primeira chegada forte no ataque.

Aos 9 minutos do primeiro tempo, Bessozi deu um passe central para Carballo. Ele dominou e rapidamente deu o passe espichado para Galdino, que entrou em velocidade para ficar na cara do gol e bater cruzado, 1 a 1.

Com o uma falha da equipe gremista, o Botafogo fez o segundo gol. Aos 28 minutos do primeiro tempo, Grêmio saiu jogando errado no meio de campo e a marcação estava fora de lugar. O Botafogo avançou rapidamente pelo miolo e a bola foi lançada para Diego Costa.

Ele arriscou um chute forte, mas Gabriel Grando espalmou para o lado. No rebote dentro da área, Junior Santos apareceu livre para fazer 2 a 1.

Aos poucos o jogo perdeu intensidade e o Botafogo conseguiu terminar o primeiro tempo em vantagem.

Segundo tempo  

Para a segunda etapa, o técnico Renato Gaúcho mexeu na equipe durante o intervalo. Franco Cristaldo e Ferreira entraram para as saídas de Felipe Carballo e Lucas Bessozi.

Logo com um minuto de jogo, o Grêmio saiu errado do campo de defesa e a bola foi aberta pela direita. Di Placido chegou ao fundo e rolou para a entrada da área. Marlon Freitas surgiu livre de marcação para finalizar cruzado de primeira. Gabriel Grando ainda tocou na bola, mas na conseguiu salvar a equipe gremista, 3 a 1.

A resposta gremista foi rápida, aos cinco minutos. No primeiro ataque de Ferreira pelo lado esquerdo, ele carregou a bola e foi levando ao fundo. No bico da grande área, ele arriscou o chute de direita. A bola desviou em Adryelson e ficou limpa para Luiz Suárez.  O uruguaio concluiu tirando de Lucas Perri para mandar pro fundo do gol, 3 a 2.

Aproveitando o momento de instabilidade da defesa carioca, novamente Ferreira chamou a responsabilidade pela extrema direita, aos 8 minutos do segundo tempo. Ele deu o toque por cima do marcador, completando o lençol de cabeça para ter vantagem. Em seguida acionou Suárez entrando pelo lado oposto da área, que tirou do goleiro adversário para deixar tudo igual, 3 a 3.

Após o gol, jogo ficou mais emocioante, passou a ficar lá e cá. Aos 28 minutos do segundo tempo, o Grêmio fez o gol da virada. Suárez tabelou na entrada da área, recebeu de volta e bateu cruzado para confirmar o placar de 4 a 3.

Nos minutos finais da partida, com seis minutos de acréscimos, o Grêmio procurou prender a bola no campo ofensivo e ficou sólido na defesa, garantindo a vitória de virada no Rio. Com a vitória, o tricolor gaúcho chegar na vice-liderança (59 pontos), atrás apenas pelo saldo de gols.

O Grêmio volta a atuar no próximo domingo (12) na Arena, quando receberá o Corinthians podendo assumir a liderança isolada do Campeonato Brasileiro.