ASSISTÊNCIA SOCIAL

Governo do RS faz mutirão de cadastramento de famílias atingidas pelas chuvas

O objetivo é calcular os prejuízos sofridos pela população para formular uma política pública personalizada de assistência

Atendimento segue na segunda-feira (18) – Foto: Luís André Pinto/Secom

O Governo do RS prossegue, neste domingo (17), o mutirão de cadastramento das famílias atingidas pela enchente nas cidades de Roca Sales e Muçum, no Vale do Taquari. A mobilização da SAS (Secretaria de Assistência Social) ocorre na Praça do Batalhão, em Muçum, e em frente à Paróquia São José (Rua Padre Fernando Stefen, 385) em Roca Sales. O atendimento ocorre das 9h até às 17h.

Nesta fase de cadastramento, a equipe do governo está identificando os danos causados a famílias não enquadradas como de “extrema pobreza” ou “pobreza”. O objetivo é calcular de forma precisa os prejuízos de toda a população afetada pela tragédia, a fim de formular uma política pública personalizada de assistência.

Com o cadastro, será desenhado um projeto para socorrer as famílias que não estão no radar das políticas de benefício social do Estado ou da União. Segundo a SAS, o Estado destinará recursos doados ao Fundo SOS Rio Grande do Sul para socorrer as pessoas diretamente atingidas pela enchente.

Neste sábado (16), primeiro dia do mutirão, a força-tarefa preencheu mais de 300 novos formulários. O mesmo cadastro será disponibilizado a partir de segunda-feira (18) em mais nove municípios: Arroio do Meio, Colinas, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Santa Tereza, Taquari e Venâncio Aires.