O governo do Estado informa que as inscrições para o concurso público de professores da rede estadual de ensino foram prorrogadas até as 13h de 2 de maio. A decisão consta no Edital 1/2023, publicado pela Seduc (Secretaria da Educação) em edição extra do Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (17).
As inscrições são feitas no site www.institutoaocp.org.br. De forma inédita o concurso atende às exigências do Decreto Estadual 56.229/2021 e passa a ter reserva de vagas para pessoas com deficiência, indígenas, negros e transgêneros.
A seleção é destinada para as áreas de Educação Básica, Educação Profissional e Educação Indígena, com 1,5 mil vagas distribuídas entre as 30 CRE’s (Coordenadorias Regionais de Educação).
Provas
A prova objetiva do concurso terá 60 questões nas áreas de língua portuguesa, conhecimentos pedagógicos, legislação da educação e conhecimento e habilitação do professor.
Depois desta fase, que é eliminatória e classificatória, serão realizadas as provas de redação e de títulos, conforme descrito no edital. Também haverá testes específicos para os docentes que pretendem atuar nas comunidades Guarani e Kaingang.
O resultado final do concurso público, após decididos todos os recursos interpostos, será homologado pela Secretaria da Educação e publicado no Diário Oficial do Estado e no site www.institutoaocp.org.br, em cinco listas para cada região e área/habilitação em disputa, em ordem classificatória, com pontuação.
Cidades onde haverá provas
- Bagé
- Bento Gonçalves
- Cachoeira do Sul
- Canoas
- Carazinho
- Caxias do Sul
- Cruz Alta
- Erechim
- Estrela
- Gravataí
- Guaíba
- Ijuí
- Osório
- Palmeira das Missões
- Passo Fundo
- Pelotas
- Porto Alegre
- Rio Grande
- Santa Cruz do Sul
- Santa Maria
- Santa Rosa
- Santana do Livramento
- Santo Ângelo,
- São Borja
- São Leopoldo
- São Luiz Gonzaga
- Soledade
- Três Passos
- Uruguaiana
- Vacaria