Segue até quinta-feira (6) a aplicação das provas da primeira avaliação diagnóstica “Avaliar É Tri RS” da rede estadual em 2023. O objetivo é produzir indicadores que possam ser utilizados para o planejamento de intervenções pedagógicas necessárias para a melhoria de aprendizagem dos alunos.
Ao todo, cerca de 650 mil estudantes realizam os testes desde 24 de março. São aplicadas avaliações com estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio. As provas de língua portuguesa e matemática contam com 20 questões até o 4º ano, 22 até o 6º e 26 do 7º em diante.
Essa é a primeira etapa de um ciclo de avaliações que ocorrem ao longo do ano. Ainda será realizada uma Avaliação Formativa e do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul).
“Esta primeira avaliação tem o objetivo de identificar as principais competências que devem ser reforçadas durante o ano de 2023 e aferir, de forma individualizada, o nível de aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma das prioridades da Gestão da Aprendizagem que está sendo executada pela Seduc”, destaca a diretora do Departamento de Avaliação Educacional da Seduc (Secretaria da Educação), Salete Albuquerque.
Plataforma do Caed
Para a realização das provas, a equipe de aplicação, composta por membros da equipe diretiva de cada instituição de ensino, deve estar devidamente cadastrada na plataforma do Caed. O diretor da escola realizará o primeiro acesso utilizando o código Inep como seu login e senha.
Após esse processo, os profissionais terão acesso às ferramentas de avaliação e poderão fazer o monitoramento de todas as atividades no sistema.