Os deputados da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul impuseram uma importante derrota nos planos do Poder Executivo. Por 26 votos a 25, com direito a voto de Minerva do presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira (PT), foi rejeitado o projeto para colocar dinheiro do Estado em obras de rodovias federais.
O PL 51/2022 previa o investimento até o limite de R$ 495,1 milhões para executar obras e serviços em rodovias federais.
Se tivesse sido aprovado, o texto autorizaria o DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) poderia executar serviços de pavimentação, duplicação e interseções, terraplenagem, sinalização, drenagem, obras de artes especiais, construção de trevos, dentre outros.
Conforme a justificativa do Executivo, os recursos seriam utilizados para acelerar a duplicação de trechos da BR-290 e da BR-116.
Na hora da votação, houve empate na votação dos parlamentares e, com isso, conforme o Regimento Interno da ALRS determina, o presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira (PT), teve que dar o voto de Minerva, desempatando com voto contrário.