AJUDA FINANCEIRA

Governo do RS destina R$ 1,1 milhão para municípios mais atingidos por ciclone

Danos em rodovia em Maquiné. Crédito: Rodrigo Ziebell / GVG

O governador Eduardo Leite anunciou o que o Governo do RS irá fazer o repasse de R$ 1,1 milhão para cinco municípios atingidos pelo ciclone extratropical. A tempestade causou a morte de, ao menos três pessoas e deixa outras 11 desaparecidas. As regiões mais atingidas são o Litoral Norte e os Vales do Sinos e Paranhana.

Conforme o governo, os valores serão destinados para minimizar os impactos do fenômeno. Os valores são um resíduo do montante que foi destinado para outra emergência climática que aconteceu em março. Leite aproveitou para alertar sobre a previsão de mais chuvas ao longo do dia e assegurar que o governo está totalmente mobilizado para atender a situação.

Durante a tarde, o governador recebeu a ligação do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Leite afirmou que o governo federal se colocou “à disposição nas ações de mitigação dos efeitos do ciclone e na reconstrução que será necessária adiante, e informando que determinou a vinda do ministro Waldez Góes ao RS. Trabalharemos em conjunto”, concluiu.

Em suas redes sociais, Lula publicou uma mensagem de solidariedade. “Gostaria de manifestar minha solidariedade com a população que está sofrendo com as fortes chuvas e um ciclone que passou pela região. A situação é grave, hospitais, casas, escolas e equipamentos públicos inundados. Estamos atentos para dar o apoio aos governos estaduais e prefeituras”, afirmou.

Visita às áreas atingidas

Vice-governador Gabriel Souza, o chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e do diretor do Daer, Luciano Faustino visitam os locais mais atingidos pelo ciclone no Litoral Norte. Crédito: Rodrigo Ziebell / Gabinete do Vice-Governador

Na tarde desta sexta-feira (16/6), o vice-governador Gabriel Souza, acompanhado do chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, e do diretor do Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem), Luciano Faustino, realizaram uma visita aos locais mais atingidos pelo ciclone no Litoral Norte. A comitiva iniciou a visita pela prefeitura de Maquiné e depois foi ao salão paroquial para onde foram levadas as famílias desabrigadas.