CAUSA ANIMAL

Governo do Estado entrega casinhas para cães para atingidos pela chuva, no Vale do Taquari

A Sema tem realizado ações de resposta ao bem-estar de animais atingidos pelas enchentes

Foto: Júlio César Lenhard/Ascom Prefeitura de Estrela

O governo do RS entregou 24 casinhas para cães em Estrela, município do Vale do Taquari atingido pelas fortes chuvas de setembro. Os abrigos foram produzidos por apenados de seis presídios do Rio Grande do Sul, em uma parceria com a SSPS (Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo). A entrega foi feita pela Sema (Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura).

Durante as últimas semanas, a Sema tem realizado ações de resposta ao bem-estar de animais atingidos pelas enchentes, no auxílio aos municípios afetados pelas chuvas no Vale do Taquari. Entre as demandas, identificou-se a necessidade de garantir o bem-estar dos pets das famílias abrigadas em alojamentos temporários.

As 24 casinhas foram doadas à prefeitura de Estrela e recebidas pelo vice-prefeito, João Carlos Schaeffer. Ele realizará a distribuição para a população atingida pelas enchentes do Vale do Taquari, conforme as necessidades de cada família.

Foram 25 pessoas privadas de liberdade dos presídios de Arroio do Meio, Encantado, Ijuí, Júlio de Castilhos, Montenegro e Sarandi que produziram as casinhas. Os materiais usados para a confecção foram doados por empresas ou adquiridos pelos próprios agentes penitenciários. Essa atividade é prática usual nos estabelecimentos prisionais.

O trabalho desenvolvido tem finalidade educativa e produtiva, buscando a ressocialização dessas pessoas. Com a atividade laboral, os apenados têm redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

Outras ações

Na manhã desta quarta-feira (4), a Sema recebeu, do CRMV-RS (Conselho Regional de Medicina Veterinária), 200 kits para a identificação de pets. Os materiais foram doados ao CRMV-RS pela empresa AnimallTag.

O kit é composto por nanochip, agulha, seringa, etiqueta, medalha de identificação e leitor de transponder (dispositivo de comunicação eletrônica), que permite identificar e pesquisar os dados dos animais. O material será destinado para a utilização nas regiões afetadas pelas recentes enchentes no Vale do Taquari.

Ainda, durante o encontro, foi debatida a possibilidade da assinatura de um ACT (Acordo de Cooperação Técnica) entre a Sema e o CRMV-RS. O objetivo é desenvolver políticas públicas de atendimento à causa animal.