Governo apresenta cronograma de retorno das aulas presenciais no RS no dia 8/9

O projeto foi apresentado para a Famurs, entidade que representa os municípios, o MP-RS (Ministério Público) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

O governador Eduardo Leite apresentou hoje (1°) um novo cronograma de voltas às aulas no Estado. O projeto foi apresentado para a Famurs, entidade que representa os municípios, o MP-RS (Ministério Público) e TCE (Tribunal de Contas do Estado). As atividades escolares presenciais estão suspensas no Rio Grande do Sul desde março por causa da pandemia.

Conforme o governo, a retomada das aulas presenciais não será obrigatória. As regras só devem valer para municípios em bandeira amarela ou laranja no sistema de distanciamento controlado. Caberá aos prefeitos decidirem se as escolas terão atividades.

Em uma primeira proposta, o processo deveria ter começado ontem, 31 de agosto. No entanto, a intenção do governo estadual teve rejeição quase unânime dos administradores municipais.

O cronograma apresentado nesta manhã prevê retorno no dia oito de setembro, começando a educação infantil. Em seguida, começa um processo gradual de retomada que termina em doze de novembro, com a volta dos anos iniciais do ensino fundamental.

Pelo projeto, após a Educação Infantil, seriam retomadas as aulas presenciais para o Ensino Médio no dia 21 de setembro. No dia 28 de outubro retornariam as aulas no Ensino Fundamental e, em 12 de novembro, os alunos dos anos iniciais voltariam para a sala de aula. No entanto, os prefeitos podem estabelecer restrições em relação ao que foi proposto pelo governo do Estado.

Ouça o podcast Meio-Dia