O governador Eduardo Leite pediu, em manifestação nas redes sociais, que somente pessoas que moram em municípios afetados pelos temporais ou que já estejam lá ajudando na reconstrução permaneçam nessas localidades. O apelo de Leite se dá em virtude do fato de várias pessoas estarem se deslocando às cidades atingidas para levarem doações.
Conforme Leite, “o aumento do fluxo de carros e pessoas nessas cidades dificulta o trabalho de recuperação, por melhores que sejam as intenções de quem vai até esses locais”, salienta.
Além disso, Leite também pediu doações de kits de higiene e itens de limpeza, além de cobertores e colchões. “Roupas, comidas e outros produtos são importantes, mas o foco nesse momento é na limpeza dos locais e em garantir que as pessoas tenham onde dormir”, disse.
O governador destacou que as doações devem ser feitas nos pontos de coleta, disponíveis no site da Defesa Civil. “Agradecemos a solidariedade de todos e estamos fazendo com que as doações cheguem às pessoas o mais rápido possível”, garantiu.
O governador visitou o município de Muçum, no Vale do Taquari, um dos municípios mais afetados pelas chuvas, na tarde desta quinta-feira (7). “Nós vamos reconstruir essa cidade mais rápido do que muitos pensam”, afirmou.