CULTURA

Festival Palco Giratório Sesc começa nesta sexta-feira em Porto Alegre

O evento, um dos mais renomados festivais de artes cênicas do País, vai até 28 de maio com 37 espetáculos de diversas partes do Brasil

Foto: Guilherme Silva/Divulgação

Começa nesta sexta-feira (12), a 17ª edição do Festival Palco Giratório Sesc, em Porto Alegre. O evento, um dos mais renomados festivais de artes cênicas do País, vai até 28 de maio com 37 espetáculos de diversas partes do Brasil, em um total de 50 apresentações.

Além disso, serão promovidas onze ações formativas gratuitas. O objetivo é “criar conexões sobre os saberes da arte e da cultura”. Também haverá um momento de conversa com o artista, autor e diretor Márcio Abreu, para lançamento do seu livro “Sem Palavras”, vencedor do Prêmio Shell deste ano.

A programação está disponível neste site. Os ingressos custam a partir de R$ 20 e podem ser adquiridos através do site ou em qualquer unidade do Sesc/RS no Estado. Se ainda houver disponibilidade, será possível comprá-los nos locais dos espetáculos, até uma hora antes do início das apresentações.

A edição de 2023 do Festival tem como destaques mais espaço para espetáculos de dança e apresentações em diferentes teatros da capital gaúcha. A ideia é promover reflexões sobre a celebração das diferenças e o combate à discriminação.

Primeiros espetáculos

Nesta sexta, ocorrem dois espetáculos apresentados simultaneamente. Um deles no Teatro do Sesc Alberto Bins e outro na Sala Álvaro Moreira.

No Alberto Bins, Haverá, às 19h, a “Imalê Inú Iyagba”, uma apresentação de dança concebida e estrelada pela dançarina Adnã Ionara. Ela vem conquistando destaque ao abordar as raízes e o sagrado da mulher ancestral preta através da arte.

Já na Sala Álvaro Moreira, será apresentado “aCORdo”, espetáculo de dança dirigido por Alice Ripoll, uma das artistas brasileiras mais conhecidas da área, em uma montagem estrelada por quatro performers nascidos em favelas brasileiras que reflete sobre opressão, intimidação e desigualdades. Os ingressos estão esgotados.

Este último espetáculo, terá uma segunda apresentação, no mesmo horário e local, no sábado, dia 13 de maio. Ainda há ingressos disponíveis.

Silvero Pereira

Outro destaque do primeiro final de semana do Palco Giratório é o ator cearense Silvero Pereira. O artista, que tem uma sólida carreira construída, viu seu trabalho ganhar grande repercussão a partir de suas atuações em telenovelas como “Pantanal” e “A Força do Querer”.

Ele chega ao festival com o espetáculo “Silvero Interpreta Belchior”, um tributo ao histórico compositor brasileiro. Serão duas sessões, nos dias 13 e 14 de maio, no Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – Cidade Baixa), às 21h, ambas com ingressos esgotados.