SALDO POSITIVO

Feira do Livro de Porto Alegre comercializa mais de 200 mil exemplares

O resultado é tido como positivo pela organização

Foto: Eduardo Fernandes/Feira do Livro Porto Alegre

A 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, que encerrou ontem (15) na Praça da Alfândega, vendeu, nas 75 bancas, 211.619 livros. Assim, a média foi de quase 3 mil exemplares comercializados por dia de evento.

No comparativo com 2022, especialmente na comercialização diária, houve uma redução nas vendas de aproximadamente 6%. O resultado, contudo, é tido como positivo pela organização. “Tivemos muitos dias com chuva forte, o que se refletiu nas vendas, e ainda assim o público compareceu nas bancas”, disse o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur.

Além das vendas de livros, o evento proporcionou o encontro de  quase 500 autores escritores com o público, além de outras atividades. Ao todo, foram 158 eventos, sendo 123 mesas e bate-papos, 20 apresentações artísticas e 15 oficinas de escrita e literatura. Os espaços destinados a essas atividades receberam um público total de 9.152 pessoas.

Também houve 655 sessões de autógrafos, sendo 49 coletivas realizadas no primeiro andar do auditório do Memorial do RS, e 606 individuais. Estas ocorreram na Praça de Autógrafos Gerdau.

Na área infantil e juvenil, foram 619 atividades, que envolveram contações de histórias, rodas de conversa na Estação da Acessibilidade e formação de mediadores de leitura. Ao todo, 8.720 alunos, de mais de 300 turmas escolares estiveram presentes.

Em 2024, a Feira do Livro de Porto Alegre tem data marcada. Ele ocorrerá de 1º a 17 de novembro e marcará os 70 anos do evento.

Outros destaques

Um dos diferenciais da Feira em 2023 foi a unificação do horário de abertura das bancas das áreas geral, infantil e juvenil, às 10h todos os dias, com encerramento às 20h. Nas edições passadas, uma parte das bancas abria somente ao meio-dia. Para Ledur, a tendência é a prática se repetir no ano que vem.

Além disso, este ano houve a participação de municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre. Dentro da programação coordenada por Sônia Zanchetta, alunos de Cachoeirinha, Canoas e Esteio estiveram presentes. Também vieram alunos de Morro Reuter e Rolante.