Saúde do apresentador

Faustão respira sem aparelhos 48 horas após transplante de coração

A informação é do boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde o Faustão está internado.

São Paulo (SP) – Apresentador Faustão. Foto: Instagram/Fausto Silva

O apresentador Fausto Silva, conhecido como Faustão, foi extubado na manhã desta terça-feira (29) e está respirando sem auxílio de aparelhos após passar por um transplante de coração. A informação é do boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, onde o apresentador está internado.

Segundo o hospital, Faustão está consciente, conversa normalmente e apresenta boa função do coração. Apesar disso, ele segue internado na UTI (unidade de terapia intensiva).

No último domingo (27), Faustão recebeu um novo coração. Ele havia sido incluído na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde após agravamento do quadro de insuficiência cardíaca, que é acompanhado desde 2020.

O apresentador está internado desde o dia 5 de agosto no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, quando foi admitido com um quadro de insuficiência cardíaca grave. Quase duas semanas depois, no dia 18, ele gravou um vídeo relatando seu estado de saúde. O apresentador estava com a voz mais fraca e anasalada na gravação, que foi compartilhada pelo filho João Guilherme. Ele ainda brincou que quem decidia o tempo de cada um na Terra “era o Chefe lá em cima”.

No dia 20 de agosto, o boletim médico indicou que o comunicador deveria passar por um transplante de coração. Ele ingressou na lista de pacientes que necessitam de transplante, gerida pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

O problema cardíaco foi detectado em 2020, durante exames de rotina que o apresentador fazia. Durante a internação, Faustão foi submetido a diálise – processo de filtragem de impurezas no sangue – e medicamentos para ajudar no bombeamento de sangue para o coração.