Quando se degusta um bom vinho, não importa a procedência, podem ser observados o aroma, o sabor, a safra, entre outras características. Porém existem diversos fatores que podem impactar no sabor da bebida. Aqui estão os cinco dos principais:
Tipo de uva
Cada variedade tem um sabor e aroma característico, que impacta no sabor do vinho. Por exemplo, uvas Cabernet Sauvignon tendem a produzir bebidas com sabores mais encorpados e com bom tanino, enquanto Pinot Noir compõem vinhos mais leves e delicados.
Terroir
O terroir refere-se às condições ambientais em que as uvas foram cultivadas, incluindo o clima, solo e topografia. Esses fatores afetam a quantidade e qualidade dos açúcares, ácidos e outros compostos produzidos pelas uvas, o que pode afetar o sabor do vinho produzido.
Ano da colheita
As condições climáticas em um determinado ano podem afetar a qualidade das uvas colhidas e, consequentemente, o sabor do vinho produzido. Anos mais quentes podem produzir uvas mais doces, enquanto os mais frios resultam em uvas com acidez mais alta.
Processo de vinificação
O processo de vinificação, incluindo a fermentação, armazenamento e envelhecimento do vinho, também pode afetar o sabor. Por exemplo, o tempo que a bebida passa em barricas de carvalho pode adicionar notas de baunilha e especiarias.
Armazenamento
Como o vinho é armazenado após o engarrafamento, pode afetar o sabor. O armazenamento inadequado possibilita o desenvolvimento de sabores desagradáveis, como o gosto de rolha, enquanto o armazenamento adequado pode permitir que o vinho se desenvolva e melhore ao longo do tempo.
Confira as principais harmonizações de vinho com pizza na matéria especial de gastronomia, clicando aqui.