ENTRADA FRANCA

Fagote, trombone e piano são destaques de recital gratuito na Casa da Ospa

O repertório Ospa contempla Fantasia para Clavicórdio nº 2.

Foto: Leandro Rodrigues/Ospa

A Ospa (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre) apresentará, no domingo (6) o 6º recital da série Música de Câmara em 2023.

A programação reúne obras para fagote, trombone e piano. Os músicos da Ospa, José Milton Vieira e Sabryna Pinheiro de Faria, interpretam, em duo, transcrições para trombone de estudos para clavicórdio de G. F. Telemann.

A fagotista da Ospa, Ange Bazzani, e o pianista convidado, Paulo Bergmann, apresentam obras aclamadas de Saint-Saëns e Villa-Lobos. Paulo também se junta a José Milton para executar composições originais para trombone e piano. A entrada é franca e por ordem de chegada.

A dupla José Milton e Sabryna apresenta transcrições para trombone realizadas a partir de obras de Georg Philipp Telemann (1681–1767) para clavicórdio, instrumento semelhante ao cravo, utilizado principalmente nos períodos Barroco e Clássico.

Repertório

O repertório contempla Fantasia para Clavicórdio nº 2, o movimento Passacaille de Suíte-Abertura, TWV 55:D18, e Sonata Canônica nº 1. José Milton destaca a relevância dessas adaptações para trombone.

“Além do desafio técnico, essas transcrições funcionam como uma forma de os trombonistas terem contato com a música barroca, período em que o instrumento quase não foi contemplado com obras originais”, disse.

Logo depois, a fagotista Ange Bazzani e o pianista Paulo Bergmann interpretam uma das mais renomadas obras para fagote – a Sonata para Fagote e Piano em Sol Maior, Op. 168, um dos últimos trabalhos do grande compositor francês Camille Saint-Saëns (1835–1921).

A peça foi um dos esforços do compositor para expandir o repertório solo de instrumentos que não costumavam ser considerados para tal destaque. A dupla retorna para apresentar Ciranda das Sete Notas, do brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887–1959).

A obra possui, originalmente, acompanhamento de uma pequena orquestra de cordas. Villa-Lobos escreveu a peça explorando ao máximo as capacidades técnicas e sonoras do fagote, instrumento com o som mais grave da família dos sopros de madeira.

Nesse recital, o pianista Paulo Bergmann se junta a José Milton para apresentar também obras originais para trombone e piano. De Fernando Deddos (1983), compositor e eufonista brasileiro, o programa inclui Modinha de Infância. Do compositor, pianista e maestro francês Jean-Michel Defaye (1932), os músicos executam À La Manière de Schumann, parte de uma série em que o compositor homenageia grandes nomes da música.

Na parte final do recital, o duo ainda retorna para interpretar Deux Danses. José Milton destaca o aspecto contrastante dessa obra de dois movimentos de Defaye. “

A Dança Sacra tem o lirismo como base dominante em todo movimento, com linhas melódicas que lembram uma balada de jazz. O segundo movimento, Dança Profana, é extremamente rítmico e foi baseado no carnaval brasileiro da década de 1950.”

Serviço

Recital da série Música de Câmara – À Maneira de Fagote, Trombone e Piano

Quando: 6/8
Horário: 18h
Local: Sala de Recitais da Casa da Ospa (Caff – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre)
Ingressos: entrada franca
Classificação indicativa: não recomendado para menores de 6 anos