A Expointer 2023, que ocorre de 26 de agosto a 3 de setembro, em Esteio, na Região Metropolitana, terá recursos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e/ou com deficiência visual. A intenção do Governo do RS é que as pessoas possam circular pelo Parque de Exposições Assis Brasil com mais facilidade.
Segundo o assessor especial do Parque, Sandro Schlindwein, foram investidos cerca de R$ 160 mil em acessibilidade para o evento. “Cadeirantes, por exemplo, poderão circular livremente pela Rota da Acessibilidade, que vai desde a entrada no Portão 5 até os pavilhões, sem precisar passar por chão de brita ou de terra. Foi feito um novo calçamento com 500 metros de extensão”, explica.
Também haverá rampas de acesso em cada um dos pavilhões e no prédio da Administração Central. Conforme Schlindwein, elas seguem a legislação à risca, com inclinação de 15 graus. A da Administração contará também com um piso tátil (especial para deficientes visuais).
Ainda no prédio da Administração, será instalado um elevador, que dará acesso ao auditório do segundo andar, onde ocorrem vários eventos. Mas ele ainda não está finalizado. “Até o dia 24, com certeza estará pronto. Com a instalação, o custo foi de R$ 100 mil”, diz Schlindwein. “No local, já existe um banheiro com acessibilidade, e será construído mais um até a feira”, promete.
Para o próximo ano, será feita uma estação de acessibilidade em um estande no Pavilhão do Comércio, composta por uma via demarcada. Neste ano, ela será apenas traçada e melhorada, sem deixar imperfeições no chão.