A 46ª edição da Expointer começou movimentada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Quase 100 mil visitantes estiveram presentes no sábado de abertura da feira, a maior do ramo agropecuário à céu aberto da América Latina.
Conforme a organização do evento, foram 99.093 visitantes. O movimento foi puxado pela presença de muitas famílias, que levaram as crianças para percorrer os pavilhões e paravam para tirar fotos junto a exemplares de bovinos, equinos e ovinos. No entanto, os pequenos se encantaram mesmo foi o pavilhão dos pequenos animais, como os coelhos e as chinchilas.
Quem visitou a Expointer neste sábado, pôde conferir seminários, debates e exposições, como a degustação e venda de azeites gaúchos, as oficinas de harmonização de alimentos, as demonstrações de técnicas artesanais e a Vitrine da Carne Gaúcha, com foco em ovinos.
Um dos espaços mais concorridos foi o Pavilhão da Agricultura Familiar. Entre as novidades está a geleia de erva-mate, elaborada por uma produtora do município de Cristal. A erva-mate foi recentemente considerada patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Sul e um dos símbolos da identidade gaúcha.
As degustações de queijos curados no vinho, de doce de leite, ervas e orégano, além de cucas, salames e sucos, também capturaram a atenção dos visitantes do pavilhão, que, em sua 25ª edição, reúne 372 empreendimentos de todo o Estado.
A programação diária da Expointer pode ser conferida no site da feira.