Dez empreendimentos surgidos em comunidades periféricas foram escolhidos, no sábado (2), para representar o Rio Grande do Sul na edição nacional da Expo Favela, que será realizada no final deste ano em São Paulo. A realização é da Favela Holding com parceria social da Cufa (Central Única de Favelas).
O evento tem como objetivo dar visibilidade para iniciativas que nascem nas comunidades. Além disso, ele visa criar um espaço de encontro com financiadores que possam acelerar os empreendimentos.
A primeira edição gaúcha contou com um público de cerca de 20 mil pessoas e foi realizada nos dias 1º e 2 de setembro, no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O governo do Estado, que apoiou o evento, se fez representado através do governador Eduardo Leite e outras autoridades.
Ao todo, centenas de empreendedores de diversos segmentos se inscreveram para concorrer a uma vaga para expor na feira. Destes, 92 foram selecionados a partir de suas inscrições, avaliadas pela Comissão Nacional da Escola de Negócios. Segundo o governo do Estado, todos receberam condições de participar da feira com a disponibilização de um estande e de mentorias, entre outros benefícios.
O apoio do governo do RS se deu por meio do programa RS Seguro e das secretarias da Cultura, da Segurança Pública e de Assistência Social, além da Prefeitura de Porto Alegre, do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), do Banrisul, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), da GOL Linhas Aéreas, da RBS e do Instituto Helda Gerdau.
Confira os selecionados:
- Blaxp
- Atelier Design Clau Estampas
- Marfin Odontologia
- Produtos Perla Santos
- Agência Compromisso
- Lobóticos
- Gabi Valente Soluções
- Mariri
- Persépolis Escola Livre
- Kilombinho de Verão