Redes Sociais

Everton tem despedida de gala na Arena na vitória do Grêmio no Grenal

Atacante gremista foi o melhor em campo na final do returno do Gauchão

Foi erguendo taça que o Everton Cebolinha se despediu do Grêmio na noite desta quarta-feira. Vendido ao Benfica, o ponta-esquerda foi destaque na vitória tricolor no Grenal 426, na Arena. O Inter não conseguiu manter a intensidade dos últimos jogos e sucumbiu às investidas do ataque do Grêmio. Os comandados de Coudet estavam irreconhecíveis. Foram 2 a 0 construídos ao natural com boa atuação do meio-campo gremista, garantindo vaga na final do Campeonato Gaúcho 2020.

Primeiro tempo resumiu-se em quem se despedia de sua torcida, mesmo distante dela devido à pandemia. Everton foi quem construiu as principais chegadas do Grêmio, seja com finalizações ou com passes de qualidade. Foi quem mais dificultou a defesa colorada, que parecia estar abaixo e deixando espaços na subida dos volantes. Gabriel Boschilia, do lado do Inter, foi quem mais atacou. Na frente, Paolo Guerrero e Thiago Galhardo se omitiram no meio dos zagueiros gremistas.

Os primeiros 20 minutos foram muito truncados, com muita intensidade. Três cartões foram assinalados logo de início. Todos para o Inter. Guerrero, Moisés e Boschilia foram advertidos. Na primeira finalização do jogo, Jean Pyerre isolou uma bola da intermediária. A partir daí, houve um certo equilíbrio, no entanto as chegadas do Grêmio foram aumentando proporcionalmente. Sempre com Everton.

Inter até teve três finalizações consecutivas, mas todas de muito longe e apenas Rodinei, de esquerda, obrigou Vanderlei a defender. Cebolinha, personagem da partida, foi quem comandou as chegadas de Matheus Henrique na área. As pisadas do volante no ataque confundiram a defesa do Inter, que foi dando cada vez mais espaço. Duas finalizações de Matheus Henrique na metade do primeiro tempo causaram algum perigo ao goleiro Marcelo Lomba.

Everton teve a principal jogada dentro da área do Inter, quando recebeu, fintou e finalizou rasteiro. O arqueiro colorado fez ótima defesa no canto. No lance seguinte, chutaço de novo de Cebolinha e outra defesaça do Lomba. Desta vez, com o rosto. Em escanteio, nova chegada perigosa no cantinho para intervenção de goleiro.

No finalzinho da etapa, uma chegada perigosa para cada lado. Do lado do Grêmio, a chance mais clara. Ótima construção por dentro entre Alisson e Everton, a bola fica com Orejuela, bem no primeiro tempo, na ponta. O lateral cruzou na área, Bruno Fuchs desviou e a bola ficou para a forte finalização de Diego Souza pra fora. Foi a principal chance da primeira metade. Aos 51, Rodinei, outro lateral bem na partida, armou bela jogada pela direita, Galhardo centralizou e a bola espirrou para Boschilia, que bateu mascado para fora.

As poucas chances do Inter vieram de Thiago Galhardo. Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Segundo tempo dominante do Grêmio

O domínio do Grêmio na primeira etapa se confirmou e aprofundou na segunda. Lucas Silva entrou no lugar de Matheus Henrique. Logo aos cinco minutos, belíssima jogada do Everton na esquerda, cruzou para Diego Souza no segundo pau. O centroavante gremista escorou para Maicon, na pequena área, livre, marcou o 1 a 0 na Arena. Cuesta e Musto, mal posicionados na jogada.

Nas poucas finalizações do Inter, Boschilia chutou falta para fora. Aos 10 minutos do segundo tempo, Moisés puxou contra-ataque na esquerda, passou para Boschilia que deixou Guerrero em boas condições para cruzar. Thiago Galhardo estava livre na área, mas desequilibrado errou o carrinho. Chegou atrasado. Em outro bom momento do Inter, Geromel falhou mas Galhardo novamente não alcançou antes do goleiro.

Na principal jogada do Inter até o final do jogo, Fuchs teve grande avanço por dentro, largou para pivô de Guerrero, Patrick apontou para Moisés. O cruzamento encontrou Thiago Galhardo no miolo da zaga. Cabeceou para fora. Foram dele as principais chances do Inter.

Aos 36, Isaque, que havia acabado de entrar, recebeu outra incrível jogada de Everton Cebolinha – qcom direito a chapéu em Boschilia, e aproveitou falha gravíssima de Moisés na defesa. Chutou na saída de Lomba. Era o 2 a 0. Na comemoração, jogadores do Inter reclamaram de provocação de Orejuela, começou o empurra empurra e Patrick comprou a briga. No fim da pequena confusão, ambos foram expulsos. Renato Gaúcho e Eduardo Coudet, envolvidos em campo, receberam amarelo, bem como o goleiro reserva do Grêmio, Paulo Victor. Consolidada a vitória do Grêmio e Inter entregue na Arena.

Inter reduziu a intensidade e o Grêmio passou a dominar a partida com facilidade. Isaque, de fato, havia entrado bem no jogo. Em outro lance, recebeu a bola de Cebolinha e chutou rasteiro para grande defesa de Lomba, principal nome colorado na Arena. A partida só não terminou em 3 a 0 no placar porque o goleiro do Inter executou incrível intervenção em contra-ataque puxado por Luciano. O 9 tricolor fintou o volante Musto, chutou cruzado e a bola sobrou para Everton. O atacante chutou forte e Marcelo Lomba espalmou.

Na última partida do Everton na Arena, foi o melhor em campo e se emocionou ao erguer a taça do turno. Terminou a noite com a braçadeira de capitão, repassada pelo líder Pedro Geromel e se despediu bem do time. Ao todo, encerra a passagem pelo Grêmio com 69 gols em 273 jogos oficiais.

O tricolor agora volta as forças ao Brasileiro contra o Fluminense na Arena no domingo, às 19h. A final do Gauchão, contra o Caxias, ainda terão suas datas definidas, mas devem acontecer com a ida em Caxias do Sul e a volta em Porto Alegre. O Internacional volta a jogar pelo Brasileirão contra o Coritiba no próximo sábado, às 19h30, no Couto Pereira.

Grenal 426 na Arena. Foto:
Grenal 426 na Arena. Foto: Ricardo Duarte/Internacional