FIQUE POR DENTRO

Evento provoca bloqueio no Centro Histórico de Porto Alegre

O evento em Porto Alegre será realizado entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso aberto aos moradores.

A Smmu (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana) informou que neste sábado (5) a Rua Riachuelo, no Centro Histórico de Porto Alegre, ficará bloqueada no trecho compreendido entre o Largo João Amorim de Albuquerque e a Rua General Câmara devido ao evento BPE+Cultura na Biblioteca Pública do Estado.

Quem quiser seguir pela Rua Riachuelo deverá fazer o contorno no Palácio da Justiça na contramão pelo Largo João Amorim de Albuquerque, pegando a direita na Praça Mal. Deodoro, dobrando à direita na Rua General Câmara até chegar na Rua Riachuelo.

Quem vier pela avenida Borges de Medeiros, dobra à esquerda na Jerônimo Coelho, seguindo reto até chegar na Rua General Câmara para dobrar a esquerda na Rua Riachuelo.

“Os agentes de fiscalização estarão presentes para orientar o trânsito e condutores, garantindo melhor fluidez na via”, ressaltou a Prefeitura de Porto Alegre.

Evento

A Biblioteca Pública do Estado inaugura neste sábado um projeto para movimentar o Centro Histórico de Porto Alegre: o BPE + Cultura.

Segundo o governo do Rio Grande do Sul, no primeiro fim de semana de cada mês, a Biblioteca Pública do Estado realizará uma festa literária ao ar livre, composta por livros, música, arte e gastronomia, das 10h às 15h, em frente ao prédio, localizado na Rua Riachuelo, 1190.

O evento será realizado entre as ruas João Albuquerque e General Câmara, mantendo o acesso aberto aos moradores. Se chover, os expositores vão montar suas bancas dentro da biblioteca.

O objetivo, conforme a diretora da Biblioteca Pública do Estado, Ana Maria de Souza, é ampliar o acesso ao livro e à leitura, por meio da colaboração dos livreiros do Centro Histórico, nas proximidades da biblioteca.

“Pretendemos contribuir para a revitalização do Centro Histórico, oferecendo mais um espaço de lazer, educação e entretenimento na Capital”, ressaltou.

“Além disso, o objetivo é nos aproximar da vizinhança, rica em referências ligadas à cultura e aos livros, de modo a fortalecer o comércio local e os laços com a comunidade, completou Ana Maria.

Programação cultural de sábado 

  • 10h – Abertura
  • 10h30 – Contação de histórias: Brincando e textualizando, com Adriana Scherner (pedagoga e psicopedagoga)
  • 11h às 14h – Lançamento de livros
  • 11h30 às 13h30 – Música: Saxofone, por que choras?, com Javi Contrera
  • 14h – Bate-papo: Machado de Assis em Quadrinhos, com Adan Marini, Frank Tartarus, Wagner Carsten (Tesla Studio), dentro da Biblioteca Pública do Estado
  • 15h – Encerramento
Prédio da Biblioteca Pública do Estado é tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Estadual e Nacional. Foto: Ascom Sedac