Equipes do DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) retiraram oito toneladas de lixo da orla do Guaíba, nas proximidades do Anfiteatro Pôr do Sol, em Porto Alegre.
A operação especial de limpeza teve início na segunda-feira (11) e foi concluída nessa quinta-feira (14), mobilizando 20 garis, com auxílio de dois caminhões.
“Esta força tarefa de limpeza é mais uma das ações que será colocada em prática durante a nossa gestão, capitaneada pelo prefeito Melo, que estabeleceu como uma das metas melhorarmos a limpeza, a zeladoria e os serviços em toda a cidade”, explicou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.
O mutirão ocorreu devido ao recuo do lago Guaíba, onde os resíduos acumulados estavam expostos na Região Central da Capital.
Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, os materiais recolhidos foram encaminhados para o aterro sanitário em Minas do Leão.
Descarte irregular
De acordo com o diretor-geral do DMLU, René Machado de Souza, a grande quantidade de entulhos e dejetos nas margens são causados pelo descarte irregular.
“O material trazido pela correnteza que fica visível quando o nível das águas está mais baixo nos mostra que ainda há muito descaso com o lago e que precisamos trabalhar a responsabilidade de todos com o destino ambientalmente correto dos resíduos”, alertou.