O Hospital Roque Gonzales, em Roca Sales, no Vale do Taquari, foi oficialmente reinaugurado nesta quinta-feira (26). Ele foi afetado pelas enchentes que atingiram a região. Os reparos foram possíveis devido ao repasse de R$ 150 mil pelo governo do Estado; doações da comunidade e de outras entidades; além do apoio de municípios e hospitais da região. O Estado também repassou outros R$ 400 mil à Secretaria Municipal de Saúde.
Os recursos permitiram a recuperação da estrutura do prédio. A rede elétrica foi substituída, as aberturas das portas e janelas de madeira foram trocadas por peças de alumínio e o piso de cerâmica deu lugar ao piso vinílico. Também foram instalados novos forros de gesso nos consultórios médicos e nos banheiros, permitindo a retomada do atendimento à população em 2 de outubro.
A titular da SES, Arita Bergman, esteve presente na reinauguração. Ela lembrou da cena que encontrou ao visitar o local após a enchente. Ela relatou ter encontrado a secretária municipal de Saúde, Raquel Oestreich, e voluntários tentando remover a lama de dentro do hospital.
“É uma cena que nunca mais vai sair da memória. Mas, naquela mesma cena, chegou uma van do município de Imigrante para oferecer doações. O sentimento daquele dia nos moveu a estarmos hoje novamente em uma instituição aberta à comunidade. Nós sofremos muito, mas a resiliência, o amor no coração, nossa capacidade de nunca deixarmos de sonhar faz a diferença”, relembrou Arita.
Agora, além da retomada do atendimento na estrutura atual, Estado e Prefeitura vêm discutindo a construção de um novo hospital em uma área mais alta de Roca Sales, em terreno a ser cedido pelo município. A mudança de local evitará a repetição dos danos sofridos na enchente.