O Grêmio empatou em 1 a 1 contra o Corinthians, na Arena Corinthians, em São Paulo, na tarde deste domingo (5), e pode ser rebaixado amanhã (6). O resultado frustrou a torcida não só porque a vitória era necessária, mas também porque o Grêmio esteve na frente do placar durante boa parte do jogo.
Primeiro tempo
Nos primeiros 15 minutos, o Grêmio mostrou a que veio. Não se limitou a ficar na defesa e tentou apertar o Corinthians desde a defesa adversária. Mas, aos poucos, a equipe paulista foi se acalmando e passou a controlar a posse da bola, ainda que o fizesse de forma lenta e pouco vertical.
Esse cenário, que se estabeleceu durante o restante da partida, foi suficiente para deixar o Grêmio nervoso. Aos 16 minutos, o jogo chegou a sete faltas, todas do Tricolor. Kannemann e Rafinha foram amarelados.
A esta altura, apareceu o grande destaque da partida – Willian. Era ele quem dava o ritmo que faltava ao jogo como um todo. Movimentava-se, aparecia para receber, tentava o drible. Seria o melhor em campo mais tarde.
Porém, antes disso, viria o castigo pela falta de objetividade do Timão. Aos 38, Ferreira dominou pelo lado esquerdo, driblou o marcador e cruzou de perna esquerda. A bola chegou até Diego Souza dentro da área. Ele dominou no peito e, na saída de Cássio, concluiu de carrinho para o gol. O jogo iria para o intervalo com o Grêmio na frente.
Segundo tempo
Na etapa final, a situação seguiria semelhante. O controle ainda era do Corinthians, mas que agora precisava fazer mais. Por isso, o Timão arriscava mais e o Grêmio recuou. Até demais.
O jogo foi ficando nervoso e as substituições foram aparecendo. Sylvinho foi obrigado a deixar a equipe mais ofensiva. Tirou o volante Xavier aos 11, para colocar Gabriel Pereira. Renato Augusto e Giuliano recuaram para compensar a falta de um primeiro homem de meio campo. Aos 31, veio o atacante Mosquito no lugar de Giuliano.
Mancini, por sua vez, decidiu recuar a equipe ao extremo. Fez uma linha de cinco atrás com a entrada do zagueiro Ruan no lugar de Jhonata Robert.
Aos 40, o Corinthians achou o espaço. Renato Augusto dominou a bola na intermediária de ataque, trouxe para o meio e chutou com classe, no ângulo de Gabriel Grando. Um golaço. O estádio foi ao delírio. Veio a fumaça dos sinalizadores.
O Grêmio se viu obrigado a sair para o ataque. E quase levou mais. Primeiro em uma jogada de Mosquito pela direita, que Grando defendeu. Depois, no último minuto, o Timão conseguiu um contra-ataque. A bola caiu para o ídolo gremista Luan, hoje no Corinthians. Ele avançou e, no momento certo, encontrou Roger Guedes entrando na área. Ele já ia finalizando quando foi bloqueado por Ruan.
Situação e último jogo
O Grêmio não depende só de si. Precisa vencer o Atlético-MG na última rodada. Se Juventude e Cuiabá ao menos empatarem seus jogos amanhã (6), o Tricolor Gaúcho estará oficialmente na Série B de 2022 já nesta segunda-feira.
Para se salvar, além de vencer o Galo, é preciso que, de Bahia, Cuiabá e Juventude, dois não pontuem até o fim do campeonato.
O Grêmio joga na quinta-feira (9), às 21h30, na Arena.
Escalações
Corinthians
Cássio; Du Queiroz, João Victor, Gil e Fábio Santos; Xavier (Gabriel Pereira); Willian (Luan), Giuliano (Gustavo Silva), Renato Augusto e Róger Guedes; Jô (Vitinho) – 4-1-4-1 – Técnico: Sylvinho
Grêmio
Gabriel Grando; Rafinha (Vanderson), Geromel, Kannemann e Diogo Barbosa; Thiago Santos (Mateus Sarará) e Lucas Silva; Jhonata Robert (Ruan), Campaz (Villasanti) e Ferreira; Diego Souza (Borja) – 4-2-3-1 – Técnico: Vagner Mancini
Arbitragem
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistente: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ)
Assistente: Daniel do Espirito Santo Parro (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)