OPERAÇÃO TIMEO

Dois investigados por extorquir empresários no Vale dos Sinos são presos

Criminosos estão ameaçando e extorquindo empresários do Vale do Sinos. Quem não paga o chamado "pedágio" em troca de "segurança" passa a ser alvo de ataques. 

Imagem de câmera de videomonitoramento mostra quando criminosos atacam revenda de veículos em Estância Velha. Crédito: reprodução / RBS TV

A Draco (Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) da Polícia Civil em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, efetuou prisões na manhã desta quinta-feira (6), como parte da Operação Timeo, que investiga e reprime crimes de associação criminosa e extorsão na região. Também foram cumpridas ordens de busca e apreensão.

Criminosos que atuam em uma facção criminosa vem ameaçando e extorquindo empresários da região. Quem não paga o chamado “pedágio” – também chamado de “pp” ou “caixinha” – em troca de “segurança” passa a ser alvo de ataques.

O principal alvo dos criminosos são empresas do ramo de compra e venda de veículos, no município de Estância Velha, também no Vale dos Sinos. Em um dos ataques (imagem acima), ocorrido na madrugada de 16 de março, três indivíduos vão até uma revenda e jogam pedras contra as vidraças e os veículos que estavam em exposição. 

No decorrer da apuração, a polícia descobriu dois indivíduos responsáveis por “aterrorizar as vítimas” e cobrar a propina. As ações de hoje ocorrem após uma prisão efetuada também pela Draco/São Leopoldo no último dia 24 de março.

Segundo a investigação, desde o fim do mês passado, os indivíduos presos hoje tornaram-se mais ativos no esquema criminoso. Eles chegaram a mandar novas mensagens ameaçadoras, para as vítimas extorquidas, anunciando que estavam identificando aqueles que colaboraram com a Polícia e com a imprensa e que tais pessoas sofreriam as consequências de serem “caguetas”.

Os indíviduos que, segundo a polícia, têm longas listas de antecedentes policiais, tiveram suas prisões preventivas decretadas. Mas por ocasião das buscas, ambas as prisões ocorreram em flagrante. Um deles por posse de munições e tráfico. E o outro por tráfico.

Participaram da Operação Timeo a 1ª DP Novo Hamburgo, 1ª DP São Leopoldo e 2ª DP Novo Hamburgo. Denúncias acerca este tipo de crime devem ser feitas pelo WhatsApp (51) 98585-6118. Caso você não queira se identificar, faça uma ligação para o telefone Disque Denúncia através do número 181.