CULTURA

Desabrigados terão acesso a bibliotecas móveis no Vale do Taquari

A iniciativa é do IEL, instituição vinculada à Sedac, que está unindo esforços com o Sistema Estadual de Bibliotecas

Card: Sedac/Divulgação

Pessoas desabrigadas em decorrência das chuvas no Vale do Taquari terão acesso, a partir deste sábado (16), a cinco bibliotecas móveis do programa Tudo a Ler, que já disponibiliza acervos literários para unidades do sistema prisional, com 10 bibliotecas móveis em funcionamento. A iniciativa é do IEL (Instituto Estadual do Livro), instituição vinculada à Sedac (Secretaria de Estado da Cultura), que está unindo esforços com o Sistema Estadual de Bibliotecas.

As bibliotecas serão encaminhadas para abrigos da região. Cada kit contém 50 obras de literatura, abrangendo diferentes gêneros e públicos. A equipe do IEL trabalha para que novos kits literários cheguem a mais abrigos na próxima semana. O objetivo é proporcionar momentos de lazer, entretenimento e aprendizado para as pessoas que estão fora de casa.

Na última quarta-feira (13), a Sedac também iniciou uma campanha de doação de livros para ajudar na recuperação de bibliotecas em municípios afetados pelas enchentes na semana passada. A iniciativa tem como objetivo recompor os acervos danificados durante o desastre climático. A editora Pradense, que encerrou suas atividades, já fez uma doação de 30 mil livros de seu acervo.