Uma delegação da Arábia Saudita visitou o Rio Grande do Sul para avaliar oportunidades de investimento no Estado.
A visita terminou nesta sexta-feira (4). O grupo havia chegado na quinta-feira (3) pela manhã e foi recepcionado em Porto Alegre pelo governador Eduardo Leite, pelo vice Gabriel Souza e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
Ontem, a delegação seguiu para o Polo Petroquímico e o Terminal Santa Clara, ambos em Triunfo, e ao Polo Químico, em Montenegro. Hoje, a agenda foi na Capital e incluiu apresentação de dados da estrutura portuária estadual pela Portos RS, reunião com lideranças da Sema (Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura) e encontro na Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura).
Segundo o governo do Estado, os compromissos terminaram na Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), onde o vice-presidente Geraldo Alckmin apresentou a palestra “O Brasil na Rota no Desenvolvimento Econômico e Social”.
O convite aconteceu durante uma reunião em São Paulo. Polo contou que aproveitou a estada dos árabes no Brasil e agendou um encontro para expor as potencialidades do Rio Grande do Sul em infraestrutura, energia renovável e nos setores químico e petroquímico para atração de investimentos..
“O Rio Grande do Sul já é um grande fornecedor de proteína animal para o mercado saudita, e essa relação pode ser ampliada”, disse Polo.
O secretário considera que essa iniciativa indica a relevância do Estado para os investidores. “No Fórum de Investimentos Brasil-Arábia Saudita, Khalid Al-Falih disse que tem expectativa de investir em energia verde e segurança alimentar no Brasil, áreas nas quais o Rio Grande do Sul pode oferecer oportunidades de negócios”, ressaltou Polo.
“Temos também a proximidade com os países do Mercosul, o que torna o Estado um caminho interessante para investimentos na área de transportes, completou.
Encontros
“Identificamos uma série de oportunidades onde a comunidade da Arábia Saudita pode investir no Rio Grande do Sul, em especial na produção de fertilizantes, na importação de grãos e na área de químicos”, explicou o gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Portos RS, Fernando Estima, que tratou da infraestrutura portuária atual no encontro com os árabes.
Já o encontro com representantes da Sema teve como objetivo discutir possibilidades de energias convencionais e renováveis. O secretário adjunto, Marcelo Camardelli, e o diretor de Energia da pasta, Rodrigo Martins Huguenin, conduziram a conversa.
“Procuramos oportunidades de cooperação para investimentos em diferentes setores, como indústria, mineração e alimentos, entre outros”, explicou o diretor do Ministério de Investimentos da Arábia Saudita, Walled S. AlRubaie, responsável pela comitiva destacada para o Estado.
Em sua avaliação, AlRubaie ressaltou que há grandes potencialidades no que foi visto no Rio Grande do Sul, tanto na parte química quanto na de portos. “Vamos trabalhar com as informações recebidas a fim de criar planos de negócios e de novas parcerias”, afirmou.