Operação Sacrificius

Criminosos que atiraram contra policiais são presos em Porto Alegre

Os investigados atiraram contra agentes da Civil e brigadianos que investigavam um homicídio ocorrido no bairro Chapéu do Sol.

A Polícia Civil e a Brigada Militar deflagraram a “Operação Sacrificius”, na manhã desta terça-feira (11), para prender integrantes de uma organização criminosa que atentou contra a vida de policiais civis e militares. Os bandidos atiraram contra agentes da Civil e brigadianos que investigavam um homicídio ocorrido no bairro Chapéu do Sol. Três criminosos foram capturados hoje. Outros quatro já estavam na cadeia desde o dia do tiroteio.

De acordo com as investigações, os criminosos atuam com tráfico de drogas e fazem parte de uma quadrilha baseada no Vale do Sinos. No dia 8 de junho, os investigados teriam participado do assassinato de um rival no bairro. No dia seguinte, 9 de junho, policiais civis e militares foram até um condomínio invadido pela quadrilha com uso de viaturas discretas.

Conforme o delegado Marcus Viafore, titular da 4ª DPHPP (Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa), efetuaram disparos de arma de fogo, durante cinco minutos, contra policiais civis e militares. A a vida dos servidores da segurança pública e de diversas pessoas que estavam no local foi colocada em risco, aponta o delegado.

Diante do tiroteio, os agentes chamaram reforço de outras equipes. O condomínio foi isolado e alvo de buscas. Quatro indivíduos foram presos em flagrante pelo crime de tentativa de homicídio.

Após as prisões, a investigação apontou a participação de mais três indivíduos. Nesta manhã foram cumpridos mandados de prisão preventiva e mandados de busca e apreensão determinados pela Justiça após pedido da Polícia Civil. Drogas, munição e radiocomunicadores foram apreendidos.

A investigação sobre o tiroteio está na fase final e deve ser concluída nos próximos dias. A partir do que for encontrado com os presos nesta terça-feira, o inquérito pode apurar fatos conexos, ou uma novo procedimento ser aberto. Os criminosos são investigados pelo crime de tentativa de homicídio contra os policiais civis e militares.