EVENTO GRATUITO

Concerto raro: Porto Alegre recebe obra icônica de John Cage

O concerto, com duração de 60 minutos, será apresentado no Instituto Ling, em Porto Alegre.

As pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo em turnê nacional. Foto: Gabriel Stocchero/Divulgação

A cidade de Porto Alegre irá receber a turnê da revolucionária obra do norte-americano John Cage (1912 – 1992), “Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado”, das pianistas Grace Torres e Lilian Nakahodo.

O concerto, com duração de 60 minutos, será apresentado na próxima quinta-feira (19), às 20h, no Instituto Ling. A entrada é gratuita. As senhas podem ser retiradas uma hora antes do concerto. A limitação é de duas senhas por pessoa.

Parafusos (de diferentes tipos e tamanhos), porcas, pedaços de plástico e borracha milimetricamente colocados entre as cordas de um piano de cauda fazem parte da complexa preparação para esta execução que passou por cidades como: Rio de Janeiro, Uberlândia (Minas Gerais) e que segue com apresentações até 27 de outubro. A direção musical é da pianista e professora Vera Di Domênico.

Obra

Composta entre 1946 e 1948 com 16 sonatas e 4 interlúdios, a obra raramente é executada na íntegra em público.

“Pode não parecer, mas tudo é feito com muita técnica. As partituras foram escritas de forma tradicional. Não há nada de improviso, os fundamentos são muito sólidos”, conta a diretora.

Ao todo, 45 notas são preparadas para o ciclo de Sonatas e Interlúdios e diferentes métodos são usados para modificar o som original do instrumento. A inserção de diferentes objetos em suas cordas resulta em sonoridades inimagináveis.

“Existe ainda muito preconceito com a obra, pois muitos acham que a preparação agride o piano, pelo contrário, o acaricia. O resultado são sons assimétricos, porém delicados e sensíveis que lembram uma exótica orquestra de percussão”, explica Grace.

Considerada como uma das melhores realizações de Cage, o objetivo da obra é expressar os nove estados emocionais, experimentados por qualquer ser humano, de acordo com a tradição hindu, conhecidos como rasa, são eles: o heróico, o erótico, o maravilhoso, o cômico, o patético, o furioso, o terrível, o abominável e a tranquilidade.

“Estamos de volta com este projeto porque retomar o contato com esta obra visionária e tão relevante não só para a música, mas para as artes em geral, é uma oportunidade de aprofundamento, hoje podemos oferecer ainda mais ao projeto e ao público. É uma grande alegria poder realizar no Brasil um projeto com esta qualidade”, conclui Vera.

Serviço:

Sonatas e Interlúdios para Piano Preparado, de John Cage

Pianistas: Lilian Nakahodo e Grace Torres

Quando: 19/10 (quinta-feira)

horas: 20h

Onde: Instituto Ling (Rua: João Caetano, 440 – Três Figueiras)

Ingresso gratuito: As senhas podem ser retiradas uma hora antes do concerto. A limitação é de duas senhas por pessoa. O acesso está sujeito à lotação do espaço.