O Dmae (Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre) concluiu os reparos na comporta 13 do Cais Mauá, que causou alagamentos no 4º Distrito. Nesta terça-feira (21), a região foi tomada pela água após a comporta agora fechada vazar.
O trabalho faz parte das medidas tomadas pela Prefeitura de Porto Alegre no pós enchente. Agora pela manhã (22), o Paço Municipal anunciou que 195 pessoas estão acolhidas em abrigos provisórios em Porto Alegre. Destas, 110 estão no Ginásio do Demhab, 43 na sede do 9o BPM (Batalhão de Polícia Militar) e 42 na Casa do Gaúcho.
Desde a noite do domingo (19) a Defesa Civil Municipal resgatou cerca de 1830 pessoas no bairro Arquipélago. Os moradores foram encaminhados a abrigos ou às casas de amigos e familiares. A região, como costuma acontecer sempre chove de forma volumosa na Região Metropolitana, foi tomada pela água.
Conforme a última atualização, o nível do Guaíba no Cais Mauá chegou a 3,31 metros. A cota de inundação é de 3 metros. O pico foi de 3,46 metros, registrado na manhã de terça-feira (21). Há registro, nesse momento, de outros pontos da Capital com transbordamento do Guaíba, como a Orla de Ipanema.
A Defesa Civil de Porto Alegre disse que segue monitorando o clima da cidade.