CULTURA

Coletivo convida para atividades de expressão e yoga no Museu Julio de Castilhos

Atividades ocorrem dia 12 de outubro. Veja como se inscrever

Fachada do Museu Julio de Castilhos – Foto: Governo do RS/Divulgação

O Projeto Ocupação Cultural está organizando duas atividades culturais no Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, para o próximo dia 12 de outubro. Esta é uma entre outras ações realizadas pelo coletivo, que surgiu em ocupações de pessoas sem-teto em 2011, com o objetivo de lutar por direitos para esta população.

Entre as ações realizadas estão as Oficinas de Zine “O que precisa ser dito”, feita em parceria com o Musecom; a Exposição (R)EXISTE! na galeria Ecarta; e a publicação do livro “O Menino Órfão que Virou Poeta – a autobiografia de Cosme Rodrigues”, viabilizado por meio da Lei Aldir Blanc.

Desta vez, o local de encontro é o Julio de Castilhos. O museu fica na Rua Duque de Caxias, 1205 /1231, no Centro Histórico da Capital gaúcha. Saiba mais em: https://instagram.com/projetoocupacaocultural

Início às 13h30

A primeira atividade começa às 13h30. Trata-se de uma oficina de Prática Contemplativa & Expressão. A proposta é oportunizar vivências de exercícios de atenção plena (mindfulness) e criatividade, através da escrita e do desenho.

O ministrante é João Kowacs, membro fundador do coletivo Projeto Ocupação Cultural. Ele tem experiência como psicólogo, jornalista e assistente pedagógico.

A inscrição custa R$ 100 + 1 kg de alimento (arroz, feijão ou massa) e será destinado ao projeto de distribuição de alimentos para População em Situação de Rua e/ou Vulnerabilidade Social. A presença deve ser confirmada pelo email: [email protected], ou pelo WhatsApp: 51 981234068.

16h

Depois, haverá uma vivência de yoga. A ideia é colocar as participantes em contato com fundamentos do Yoga de forma simples e profunda. Haverá um panorama expositivo seguido de aplicação prática.

A ministrante é Julia Zortea. Ela é professora de yoga para crianças na Escola Sítio da Infância, conduz aulas regulares na Comuna do Arvoredo e na Ananda Marga Porto Alegre, onde concluiu sua primeira formação como instrutora em 2018. Ela possui bacharelado em Comunicação Social pela UFRGS e concluiu o curso de aprofundamento em “Alignment Vinyasa” na escola Yoga Sampoorna (SP) em 2021. Atualmente estuda Filosofia da Índia Antiga na escola Ashram Urbano.

A inscrição custa R$ 80 ou Bolsa integral para comunidade lgbtqiapn+, indígenas, povo negro e mães solo. A presença deve ser confirmada no email: [email protected] ou pelo WhatsApp: 51 99360-7776.