Cinco criminosos morreram após entrarem em confronto com a Brigada Militar na tarde desta quarta-feira (19). Foram registrados dois, sendo um na Vila Formiga, no bairro Nonoai, e o outro na Vila Pedreira, no bairro Cristal, ambos na zona sul de Porto Alegre.
Conforme a Brigada Militar, equipes da Força Tática realizavam buscas a integrantes de uma facção criminosa envolvida no tráfico e venda de drogas que teria ingressado em uma área controlada por outra quadrilha, na alameda do Sorriso, no Nonoai.
Os policiais do 1º BPM (Batalhão de Polícia Militar) tentaram interceptar os traficantes, mas houve confronto. Os policiais militares repeliram a agressão e efetuaram disparos contra os indivíduos, restando cinco homens presos. Três foram alvejados e levados até o HPS (Hospital de Pronto Socorro) de Porto Alegre.
Pouco tempo depois, as guarnições foram informadas de outros indivíduos armados em frente a uma residência, no local conhecido como Vila Pedreira, no bairro Cristal. Equipes foram até a região e, ao chegarem, uma guarnição se deparou com homens armados.
Houve um segundo confronto com mais dois baleados. Os feridos também foram encaminhados ao HPS. Outros dois criminosos foram presos.
Todos os cinco baleados nos confrontos morreram durante atendimento médico no HPS. Três deles seriam menores de idade, com idades entre 15 e 16 anos, e um deles maior de idade. O quinto indivíduo não teve a idade confirmada até o momento.
Conforme a BM, 12 armas foram apreendidas pela corporação, sendo duas submetralhadoras calibre .40; dois revólveres e oito pistolas. Munições, porções de cocaína e crack e fardas semelhantes às usadas pela polícia também foram apreendidas.
Um sexto criminoso envolvido nos tiroteios teria conseguido fugir da polícia e é procurado. Nenhum policial foi ferido.