O avanço de uma área de baixa pressão atmosférica e posterior formação de uma frente fria vão trazer muita chuva para o Rio Grande do Sul entre hoje (5) e o domingo. Há risco de transtornos para a população, como alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de terra. O volume de chuva pode chegar próximo e até ultrapassar os 200 milímetros em apenas três dias.
Conforme alerta meteorológico da Sala de Situação da SEMA (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), nesta sexta-feira (5), há risco de temporais com eventual queda de granizo e rajadas de vento entre 50 e 80 km/h em áreas da metade Norte.
Os principais riscos ocorrem, principalmente, em decorrência das chuvas, que podem ser de moderadas a fortes em um curto espaço de tempo. Os volumes devem variar entre 60 e 80 mm, podendo atingir pontualmente os 120 mm, especialmente na faixa entre o Noroeste, das Missões, Centro, Vales, região metropolitana de Porto Alegre, além de pontos da Serra gaúcha ao Litoral Norte.
No sábado (6), as chuvas continuam atuando sobre o estado, ainda com risco de temporais isolados na metade norte. Segue a chance de acumulados significativos, entre 40 a 70 mm de chuva na faixa entre o Noroeste, Centro, Vales e Leste do Rio Grande do Sul.
No domingo (7), a formação de uma frente fria reforça novamente as instabilidades sobre o Rio Grande do Sul, com risco de tempestades e chuva forte na maioria das áreas. Ainda há condições para volumes elevados, entre 30 e 60 mm, na região das Missões e Centro do Estado.
A partir de segunda-feira (08), as chuvas ainda atuam em áreas da metade Norte e região Sul do RS. No entanto as instabilidades perdem força gradualmente à medida que a frente fria se afasta do Estado.