SAÚDE

Caxias realiza recadastramento de laudos cirúrgicos para atualizar demanda

O trabalho iniciou pelos pacientes moradores de Caxias e da Região das Hortênsias.

Foto: Betânia Ramalho da Silva/Prefeitura de Caxias do Sul

Com o objetivo de atualizar dados da demanda reprimida por cirurgias eletivas, a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul iniciou uma megaoperação para recadastramento de laudos cirúrgicos.

“Desde a última semana, pacientes com laudos cirúrgicos autorizados pelo Dacra de 1º de janeiro de 2019 a 30 de junho de 2023 estão sendo contatados um a um. Por esse motivo, a Secretaria da Saúde orienta que os pacientes mantenham seus dados pessoais atualizados na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais perto de casa, pois a equipe da SMS entra em contato pelos telefones informados pelo usuário em seu cadastro”, disse a Prefeitura de Caxias do Sul.

Segundo a prefeitura, os pacientes devem aguardar que a SMS entre em contato. Quando recebe a ligação da SMS, o paciente de Caxias do Sul é orientado a comparecer ao Dacra com o laudo em mãos, onde é realizada conferência de informações e posterior recadastro no sistema estadual adotado pelo município, o Gerint.

Na sequência o paciente é novamente chamado, desta vez pelo hospital designado para o procedimento, para retirada de protocolo que comprove a manutenção do nome em lista.

“Os pacientes com laudos emitidos a partir de 1º de julho de 2023 não serão chamados para esse procedimento, uma vez que seus dados já constam no Gerint. A SMS pondera que a ordem e a prioridade não serão alterados com o recadastramento”, completou a prefeitura.

O trabalho iniciou pelos pacientes moradores de Caxias e da Região das Hortênsias. Posteriormente será ampliado para os demais municípios da Macro Serra, no total de 49.

“A expectativa da SMS é de que até o final do ano se tenha um panorama com uma lista de espera unificada e atualizada, de forma transparente no sistema Gerint”, finalizou a prefeitura.