INCLUSÃO

Carteira de identidade servirá como meio de prova de deficiência, em Porto Alegre

A sanção fez parte da abertura da 26ª Semana da Pessoa com Deficiência em Porto Alegre, cuja cerimônia de início ocorreu em evento no Paço Municipal

Abertura das atividades ocorreu no Paço Municipal com presença do Prefeito Sebastião Melo – Foto: Cesar Lopes / PMPA

O Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, sancionou, nesta segunda-feira (21), a Lei nº 13.596/23. Com o texto, fica permitido no município a apresentação da carteira de identidade como meio de prova para atestar deficiência permanente física, intelectual, auditiva ou visual, assim como o TEA (Transtorno do Espectro Autista ).

A sanção fez parte da abertura da 26ª Semana da Pessoa com Deficiência em Porto Alegre, cuja cerimônia de início ocorreu em evento no Paço Municipal. As atividades vão até a próxima segunda-feira (28).

A medida, de iniciativa do vereador Alvoni Medina, é válida para serviços públicos e para a concessão de benefícios que exijam comprovação de condições de saúde no município.

Em sua fala, Melo reconheceu a necessidade de o município avançar nas políticas públicas de acessibilidade. “Nossa atitude tem que ser de buscar reduzir o déficit existente para qualificar serviços e políticas públicas a quem mais precisa”, disse. Fala que foi ratificada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Porto Alegre, Léo Voigt, que ressaltou o passivo histórico de não reconhecimento das pessoas com deficiência.

Semana da Pessoa com Deficiência

Durante a Semana da Pessoa com Deficiência, serão realizadas discussões, atividades, debates e criações de novas políticas públicas inclusivas. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão e igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Saiba mais aqui.