Redes Sociais

Brasil supera marca de 50% da população totalmente vacinada

Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (20) a marca de 50% da população completamente imunizada contra a Covid-19. Ao todo, mais de 106,7 milhões de brasileiros receberam duas doses ou uma vacina de dose única. Os dados foram divulgados pelo consórcio de imprensa formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo e reúnem informações das secretarias estaduais de Saúde.

Segundo o levantamento, 258.215.446 doses foram aplicadas desde o início da campanha de vacinação. Já os vacinados com apenas uma dose equivalem a 71,41% da população, ou seja, 152.325.559. Entre os estados com ritmo mais avançado de vacinação estão São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.

Para completar o ciclo vacinal, o Brasil está administrando duas doses da CoronaVac, da AstraZeneca ou da Pfizer. Também está em uso o imunizante da Janssen, que requer só uma dose. A dose de reforço, por sua vez, é aplicada preferencialmente com a vacina da Pfizer, independentemente do fármaco usado no primeiro ciclo de imunização.

As vacinas contra a Covid-19 não evitam a infecção, e sim previnem casos graves e mortes. Porém, o aumento de pessoas completamente imunizadas ajuda a reduzir a taxa de transmissão do vírus Sars-CoV-2, além do surgimento de variantes.

Os benefícios da aceleração da vacinação já estão sendo vistos diariamente com a queda no número de novos casos, mortes e internações. Ao todo, o Brasil contabiliza mais de 603 mil vítimas desde o início da emergência sanitária.