REGIÃO METROPOLITANA

Bairro de Canoas tem alerta para surto de dengue

Segundo a Prefeitura de Canoas, diante da situação encontrada, a equipe de zoonoses está planejando uma varredura no bairro.

Foto: Guilherme Pereira/Prefeitura de Canoas

A Prefeitura de Canoas comunicou que, após monitoramento das equipes da Secretaria Municipal de Saúde, o bairro Mathias Velho apresentou alta infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“Entre os dias 18 e 26 de outubro, foi realizado o Levantamento do Índice de Infestação Rápido em toda a cidade, no qual a região apresentou risco iminente de surto epidêmico. A amostragem ocorreu através da identificação das larvas encontradas em recipientes dentro dos imóveis”, disse a prefeitura.

Segundo a prefeitura, diante da situação encontrada, a equipe de zoonoses, com apoio dos agentes de combate a endemias, está planejando uma varredura em todo bairro, visitando imóveis com o objetivo de eliminar todos os focos encontrados, com tratamento mecânico e químico, além de fiscalização sanitária.

“Também acontece a coleta das larvas, que são encaminhadas para identificação em laboratório. O objetivo das ações é diminuir a infestação do Aedes, evitando uma possível circulação viral e dificultando o estabelecimento do ciclo de transmissão no local”, ressaltou a prefeitura.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos, febre alta, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral.

Caso perceba algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde. É fundamental ter um diagnóstico rápido para um tratamento oportuno, a fim de evitar o agravamento da doença.

Prevenção

O mosquito Aedes aegypti se prolifera em depósitos de água limpa como garrafas, pneus velhos, piscinas, caixas d’água sem tampa, latas, ralos, calhas, cisternas, vasos e potes de água de animais.

Todos esses locais servirão para a fêmea do mosquito depositar seus ovos, que, em contato com a água e condições ideais, como alta temperatura e alta umidade, em sete dias transformam-se em novos mosquitos adultos.

Por isso, o trabalho de prevenção à dengue é fundamental. É responsabilidade do cidadão controlar seu imóvel, descartando o lixo adequadamente, não acumulando entulhos e limpando os recipientes de água.

Tirar as condições que favoreçam a proliferação do mosquito é o método mais eficaz de controle e combate ao aedes e às doenças transmitidas por ele.