O Brasil de Pelotas não conseguiu superar o Atlético-MG, em partida válida pela terceira fase da Copa do Brasil, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). Após um primeiro tempo de 0 a 0, o Xavante abriu o placar, mas acabou sendo superado e sofrendo dois gols.
A primeira parte do confronto foi marcada pela incapacidade das duas equipes de ter uma clara chance de gol. Tanto o Atlético quanto o Brasil tentaram avançar até a meta, mas sem grandes finalizações.
Nos primeiros minutos, quem fez mais foi o Galo, que tentou pressionar a saída de bola dos gaúchos. Como estratégia de defesa, o time de Pelotas se fechou e tentou ocupar o máximo espaço possível em campo, bloqueando a entrada da área.
A principal oportunidade do primeiro tempo foi uma falta de Hulk, de longa distância, que pegou no travessão aos 21 minutos do primeiro tempo. O Brasil, por sua vez, buscou aproveitar as insistentes faltas da defesa do time mineiro para tentar levar perigo.
O segundo tempo começou com maior pressão do time Xavante. Aos 10 minutos, João Marcus acertou o cabeceio de um escanteio e abriu o placar no Mineirão.
Mas a alegria de estar à frente no placar durou pouco. O Galo começa a apertar o jogo e aos 21 do segundo tempo, empata. Gol de Battaglia, também com cabeceio de um escanteio.
A partida seguiu com chances isoladas entre os dois times até os 38 minutos, quando o árbitro marca um pênalti contra o Xavante. Hulk cobra e converte, invertendo o placar.
Em vantagem, o time mineiro passou a administar o tempo. Nem mesmo os 10 minutos de acréscimo mudaram alguma coisa na partida.
A decisão de quem fica com a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil ocorre no dia 26 de abril, no Bento Freitas em Pelotas.
A partida está marcada para as 19h30. O Brasil de Pelotas precisa da vitória por um gol para levar a decisão por pênaltis. Se fizer dois ou mais, se classifica. Se empatar ou perder, dá adeus ao campeonato.