PROJETO DE ARTE

Arte por todo canto chega a Pantano Grande e Encruzilhada do Sul

A cidade de Pantano Grande recebe o projeto na próxima semana.

O projeto já passou por Dom Feliciano, Barra do Ribeiro, São Gabriel e São Francisco de Assis. Foto: Divulgação

O projeto “Arte por todo canto” chega a Pantano Grande na próxima segunda-feira (16), promovendo oficinas para jovens e professores durante uma semana inteira e, ainda, um espetáculo teatral para a comunidade em geral. Na semana seguinte, entre 23 e 28 de outubro, será a vez de Encruzilhada do Sul.

O projeto já passou por Dom Feliciano, Barra do Ribeiro, São Gabriel e São Francisco de Assis.  O “Arte por todo canto” tem três ações principais, realizadas durante uma semana de imersão no município que o recebe. Sempre começa em uma segunda-feira e é concluído no sábado seguinte.

Nesse período, de segunda a sexta-feira, são realizadas duas oficinas – uma de Graffiti e Muralismo, para jovens, e outra sobre o Teatro como ferramenta em sala de aula, para professores, ambas com 15 horas de duração.

A terceira ação é voltada para o público em geral da cidade: um espetáculo de rua, em duas sessões realizadas em dois turnos no sábado.

Etapas

Oficina de Graffiti e Muralismo – Voltada ao público jovem, será oferecida para 15 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

As atividades, realizadas em cinco encontros de três horas de duração cada, vão abordar noções básicas sobre graffiti e muralismo, com técnicas de pintura, teoria das cores, materiais, tintas e suportes, além de referências artísticas. Ao final das atividades práticas, um lindo legado vai ficar para a cidade.

A oficina “O Teatro como ferramenta em sala de aula” tem como objetivo capacitar os educadores a utilizarem as artes cênicas como estratégia de aproximação com os alunos, iniciando-os na arte teatral.

Por meio de dinâmicas de grupo e jogos, o teatro é capaz de criar um ambiente propício para a transmissão de conhecimento, envolvendo os alunos de forma divertida e lúdica.

Ponto de culminância do projeto, o espetáculo teatral é aberto ao público em geral. “Clownstrofobia” conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços.

Serão duas apresentações em cada cidade, contemplando o público da zona rural do município e a comunidade da zona urbana, tendo sempre um artista local fazendo a abertura do espetáculo no turno da noite.

Serviço

PANTANO GRANDE

Oficina Graffiti e Muralismo

16 a 20 de outubro: das 13h30min às 16h30min, no Espaço Cultural, junto à Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo – Centro)

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

16 a 20 de outubro: das 17h30min às 20h30min, na EMEF Sotero Hermínio Frantz (Rua Nossa Senhora de Fátima, 252)

Espetáculo Clownstrofobia – 21 de outubro

11h – Ginásio da EMEF Machado de Assis (RS 471 – Monte Castelo – 2º Distrito)

20h30min – Praça Érico Mário Raabe (Rua Tales Colombo – Centro)

**Atração local (sessão das 20h30): Vanessa Leão

AGENDA EM ENCRUZILHADA DO SUL

Oficina Graffiti e Muralismo

23 a 27 de outubro: das 13h30min às 16h30min, na EMEF Adão Freitas Fonseca (Av. Arnildo Genz, 875 – Chale Branco – Polo Madeireiro)

Oficina O Teatro como ferramenta em sala de aula

23 a 27 de outubro: das 16h às 19h, na EEEF Barão do Quaraí (Praça Quaraí, 17 – Centro)

Espetáculo Clownstrofobia – 28 de outubro

19h – Praça Dr. Ozy Teixeira

**Atração local: Diego Medeiros