Foi retomada na manhã desta segunda-feira (18) a coleta de lixo orgânico em todos os bairros de Porto Alegre após a paralisação dos funcionários da empresa Litucera. Eles reclamavam que estavam sem receber o vale-alimentação.
Para a retomada, a Prefeitura de Porto Alegre fez um acordo. A administração efetuou na manhã desta segunda o pagamento de R$ 500 mil para a empresa, que irá repassar aos funcionários. A expectativa é que até esta terça-feira (19), a coleta já esteja normalizada.
Cerca de 60 caminhões foram às ruas nesta manhã, sendo três funcionários por caminhão. Durante o dia, 69 caminhões atuam na coleta domiciliar e, durante a noite, 21 veículos fazem o serviço.
A Litucera, com sede em Vinhedo (SP), atua em caráter emergencial desde junho. Em junho de 2021, funcionários da empresa B.A. Meio Ambiente – até então responsável pela coleta de lixo em Porto Alegre – entraram em greve. Os garis reclamavam de atrasos em pagamentos, como o de férias. O contrato da empresa acabou rescindido e a Litucera foi contratada de forma emergencial até dezembro de 2021.
Durante todo o sábado (16), funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do DMLU, percorreram as vias da cidade para coleta dos resíduos orgânicos. Cerca de 40 bairros foram afetados com a paralisação dos funcionários da empresa Litucera Limpeza e Engenharia Ltda. As coletas automatizados (contêiner) e seletiva seguem operando normalmente na Capital.
Bairros a serem atendidos nesta segunda-feira
- Santa Teresa
- Glória
- Camaquã
- Bom jesus
- Agronomia
- Teresópolis
- Cavalhada
- Restinga
- Pinheiro
- São José
- Aparício Borges
- Ipê
- Ceder
- Jardim Carvalho
- Belém velho
- Cascata
- Cefer
- Leopoldina