LITORAL NORTE

Animais em situação de maus-tratos são resgatados em Imbé

Após denúncias, uma ação resultou no resgate de dois cães em situação de maus-tratos em Imbé.

Imagem de um dos cachorros resgatados. Foto: Ivan de Andrade/Prefeitura de Imbé

Uma ação do Depan (Departamento de Proteção Animal) resultou no resgate de dois cães em situação de maus-tratos em Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Acompanhados de agentes da Guarda Municipal, servidores do órgão atenderam em poucas horas quatro ouvidorias que denunciavam a existência de três cães em situação de abandono em uma rua do bairro Courhasa.

No local, segundo a Prefeitura de Imbé, foram encontrados os dois cães ainda vivos, mas subnutridos e tomados por carrapatos. Eles estavam sem água e sem comida. Um terceiro cachorro foi encontrado morto no pátio. A suspeita é que ele tenha sido acometido pela doença do carrapato.

De acordo com a diretora do Depan, Giovana Ghidini, um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil, que investigará a situação de maus-tratos. A tutora dos animais, que não está na cidade, já foi identificada.

“A Lei Federal 14.064/2020 aumentou as penas para a prática de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação dos bichos de estimação, passando para reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de guarda”, ressaltou.

“É bom frisar que maus-tratos não significa somente bater e machucar. É também negligenciar o animal, não tratar as necessidades básicas, como água, alimento e abrigo”, completou Giovana.

Conforme a prefeitura, a Depan vai se responsabilizar pelos animais resgatados, fornecendo tratamento clínico, água e alimentação aos cães até o retorno da proprietária do imóvel onde eles estavam.