A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou a doação definitiva do prédio da Usina do Gasômetro à Prefeitura de Porto Alegre. O imóvel pertence à Eletrobras e foi cedido em 1982.
A solicitação para transferência de posse do prédio, que já foi uma usina termelétrica movida a carvão mineral entre 1928 e 1974, ocorreu no ano passado.
“Restam apenas alguns detalhes burocráticos com a Secretaria do Patrimônio da União, mas é um passo muito importante dentro dos 250 anos de Porto Alegre para que este bem esteja escriturado no patrimônio da cidade”, afirmou o prefeito Sebastião Melo (MDB).
A Usina do Gasômetro tem grande importância para a vida cultural de Porto Alegre. Além de ficar ao lado da Nova Orla do Guaíba, o local abriga Centro Cultural desde 1991.
Os 18 mil metros quadrados de área abrigam auditórios, salas multiuso, anfiteatros, espaços para exposições, cinema e teatro. Atualmente o prédio está em reforma para adequação às legislações de acessibilidade e prevenção e combate à incêndio.