Mais de três toneladas de alimentos impróprios foram apreendidos em uma ação realizada no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A fiscalização, realizada nas praias de Tramandaí e Oásis, faz parte do Programa Segurança Alimentar RS, uma força-tarefa com vários órgãos públicos.
Conforme o MP-RS (Ministério Público do Rio Grande do Sul), dos cinco estabelecimentos comerciais fiscalizados, três foram interditados. Os ambientes que receberam a maior sanção possível apresentavam instalações com “péssimas condições de higiene”.
Em alguns casos, foram identificadas embalagens violadas com indícios de roedores ou insetos. Também foi identificada a presença de insetos em produtos expostos para compra dos clientes. Além disso, foram encontrados produtos sem rótulo de procedência, vencidos, estragados ou armazenados de maneira inadequada.
Ao todo, 3.400 quilos de alimentos classificados como impróprios para consumo humano foram apreendidos e inutilizados. Os proprietários dos estabelecimentos foram autuados. Os nomes dos locais fiscalizados não foram divulgados pelo MP.
Participaram da ação desta quarta-feira promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) Segurança Alimentar, representantes da Vigilância Sanitária Municipal de Tramandaí, da Secretaria Estadual da Saúde, da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, da Decon (Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor) e da Patram (Patrulha Ambiental da Brigada Militar).