As agências FGTAS/Sine de todo o Rio Grande do Sul reabrem nesta segunda-feira (19) fazendo encaminhamentos para empregos. Ao todo, o órgão conta com 6.414 oportunidades de colocação no mercado de trabalho. Desse total, 5.886 são permanentes, 509 temporárias, cinco para menor aprendiz e 14 para estágio. Das vagas disponíveis nas unidades da FGTAS, 403 são exclusivas para pessoas com deficiência.
Os trabalhadores interessados em se candidatar às oportunidades, presencialmente, na Agência FGTAS/Sine mais próxima devem comparecer ao local com documento de identificação com CPF e foto. Os candidatos serão cadastrados no sistema e, aqueles que possuírem perfil profissional compatível com as vagas de emprego oferecidas, receberão carta de encaminhamento para participarem dos processos seletivos.
A relação de endereços das unidades está disponível no site da FGTAS. Também é possível retirar a carta de encaminhamento pelo aplicativo Sine Fácil, disponível para download gratuito no Google Play.
Vagas permanentes abertas no RS
Do total de 5.886 oportunidades permanentes abertas no RS, o destaque é para o setor de indústria com 44% das vagas, seguido pelo setor do comércio com 23%. Desse total 76% não exigem experiência e 36% também não exigem escolaridade. Ainda em relação a escolaridade 22% das oportunidades exigem Ensino Médio completo e 19% Fundamental completo. A remuneração das oportunidades, 47%, de 2 a 3 salários mínimos e 26% variam de 1,5 a 2 salários mínimos.
Vagas temporárias abertas no RS
As unidades de atendimento da FGTAS têm 509 vagas temporárias. As agências com mais vagas abertas são Santa Cruz do Sul (148) e Santa Maria (80). As ocupações com maior número de oportunidades são alimentador de linha de produção (308) e repositor de mercadorias (50).
Vagas exclusivas para pessoas com deficiência
As Agências FGTAS/Sine ofertam 403 vagas exclusivas para pessoas com deficiência ou reabilitados do INSS. As Agências com maior número de vagas são: Vacaria (130), São Leopoldo (44), Passo Fundo (27), Alegrete (26) e Porto Alegre (25). As ocupações são: trabalhador da pecuária (127), alimentador de linha de produção (109), desossador (25), despachante de transporte coletivo (22) e recepcionista (16).
Vagas em Porto Alegre e Região Metropolitana
Na capital e Região Metropolitana, as agências FGTAS/Sine tem 1.542 vagas, sendo 34% das oportunidades no setor de serviços. Do total das ocupações disponibilizadas 63% não exigem experiência, 34% exigem Ensino Médio.